Desafios e oportunidades no ambiente de negócios de materiais para construção

Automação, Gestão Empresarial, Outros

O varejo de materiais de construção encerrou 2021 com crescimento de 16%, segundo levantamento realizado pela Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Materiais de Construção), em parceria com o FGV IBRE.  

O crescimento do setor acompanhou uma tendência de mercado. Em 2020, o varejo de materiais de construção já havia crescido 11% em comparação à 2019, registrando um faturamento de R$ 150,55 bilhões.  

Em 2022 o setor deve enfrentar diversos desafios mas também trará grandes oportunidades. Especialistas acreditam que, este ano, haverá uma estabilização do crescimento. Veja, a seguir, alguns desafios que o setor pode enfrentar em 2022. 

Desafios futuros 

A digitalização é, com certeza, o maior gargalo do setor. O seguimento de materiais para construção ainda é bastante analógico e “offline”. Entretanto, já existem diversas formas de crescimento. Muitas podem ser alcançadas através das inovações tecnológicas.  

É preciso estar sempre de olho nos avanços tecnológicos, que podem oferecer excelentes oportunidades. Seja para expandir um negócio, incrementar receita e faturamento ou diversificar produtos e serviços. Com uma boa estrutura de automação de processos, o negócio tem muito mais chances de sucesso.  

O importante é nunca deixar de mapear os desejos e necessidades do segmento, entendendo qual a melhor forma para garantir a aceleração do setor e a digitalização de todos os envolvidos no processo.  

Automação: uma oportunidade 

Processos bem definidos e bem geridos são a base para o desenvolvimento de qualquer negócio. Não dar atenção a esse aspecto, pode trazer muitos custos com: clientes, boa reputação, competitividade e redução de lucros.  

Hoje, os consumidores são exigentes e imediatistas, não esperam muito tempo para ter o que querem em mãos. A maioria não é fiel às marcas e se uma empresa não tem o que querem, imediatamente procuram outra.  

Velocidade e precisão nos processos de compras não podem ser alcançados manualmente. A cada hora somos bombardeados por inúmeras ofertas de produtos e isso torna tudo muito mais rápido e urgente. Comprar não é mais um evento, está inserido na rotina, é comum e acontece o tempo todo, em qualquer lugar.  

A automação de processos é a única forma de atender, prontamente, todas as múltiplas demandas do setor. 

O que é a automação de processos? 

A automação de processos está relacionada ao que é automático, tecnológico, à realização de tarefas sem interação humana. Pode ser uma grande oportunidade de crescimento para o setor de materiais para construção.

A automação aproveita a tecnologia para otimizar processos manuais e repetitivos que consomem muito tempo e exigem altos custos.

A premissa é automatizar, simplificar e remover, ao máximo, qualquer trabalho manual de baixo valor agregado e dar mais eficiência à operacionalidade da empresa.  

Benefícios da automação 

  • Redução de custos operacionais 
  • Aumento das margens de lucro 
  • Eliminação de erros manuais 
  • Melhora na velocidade de processos 
  • Gestão baseada em dados 
  • Melhor confiabilidade e agilidade na emissão de relatórios 
  • Segurança na gestão de informações 

A automação também é um diferencial competitivo, especialmente quando aplicada através de um sistema de gestão especializado. Torna a rotina de trabalho muito mais produtiva e eficiente. 

Com um sistema eficaz e organizado, é possível automatizar todas as operações que não necessitam de intervenção humana direta. Basta parametrizar da maneira mais adequada e os processos fluirão sem erros, com garantia de registro e precisão e sem roubar um tempo valioso dos colaboradores. 

A Business Integrator é uma empresa especializada na automatização de processos para empresas do segmento de materiais para construção. Saiba como a Business Integrator pode ajudar na automatização de processos da sua empresa acessando https://businessintegrator.com.br/ 

Pin It on Pinterest

Share This