O impacto do uso da tecnologia na indústria da construção

Automação, Indústria

Você já parou para pensar quais são os impactos do uso da tecnologia na indústria de materiais para construção, atualmente? Será que sua empresa está preparada para acompanhar o que virá?

O que vai definir se sua empresa terá capacidade de acompanhar os principais movimentos do setor e de permanecer relevante no mercado, nos próximos anos, é o nível de conhecimento que você e sua equipe possuem sobre as novas tendências e o alinhamento dos seus processos às novas exigências.

Para ajudar você e sua equipe de colaboradores a se prepararem para os impactos do uso da tecnologia nas indústrias de materiais para construção, apresentamos, a seguir, algumas das principais tendências do setor. Acompanhe.

Avanços tecnológico e integração com a cadeia produtiva

Atualmente, o mercado da indústria da construção está diretamente relacionado com avanços tecnológicos e com a integração da cadeia produtiva.

Através do desenvolvimento tecnológico é possível perceber, por exemplo, a ampliação do uso de realidade virtual, da inteligência artificial, da tecnologia móvel, do monitoramento de informações da construção através do BIM – Building Information Modeling e o desenvolvimento de projetos comprometidos com a sustentabilidade.

Outra tendência é o processo de integração entre parceiros de negócios. A indústria da construção deve seguir os passos de países que estão avançados em relação à adoção de tecnologias e à transformação digital.

A indústria 4.0 já é uma realidade e está aí unindo o mundo físico, o digital e o biológico através de várias tecnologias e atuando de forma integrada. O fato é que ela não está igualmente distribuída em todos os territórios, ficando mais concentrada nas grandes metrópoles e centros econômicos do país. O movimento de descentralização vai ficar mais evidente a partir de agora e algumas regiões, por mais distantes dos principais centros populacionais, poderão sair na frente e se posicionar como ilhas de inovação.

O futuro da indústria da construção ainda deve passar pela digitalização dos processos, pela utilização de softwares de edificação que conseguem modelar todos os passos e prever o que pode dar errado na obra, pela adoção de sistemas de gerenciamento que otimizam as etapas da construção e muito mais.

Se sua empresa agir rápido, investir em conhecimento, informação e na formação das suas equipes, ela vai sair na frente dos concorrentes. A transformação digital deixou de ser uma tendência distante ou previsão futura para se tornar uma necessidade. A realidade, agora, é outra – muito mais digital, ágil e colaborativa. É crucial se preparar para esta nova etapa tecnológica do setor da construção.

Além disso, as empresas estão utilizando canais online e ferramentas digitais para monitorar o bem-estar de seus funcionários, realizar pedidos de materiais de construção, gerenciar recursos com mais precisão e fazer a gestão do fluxo de caixa.

Muitas construtoras e incorporadoras perceberam, na prática, a relevância das ferramentas digitais e puderam comprovar os ganhos de produtividade que a tecnologia oferece na gestão da indústria da construção.

Com isso, a utilização de sistemas como os de simulação 3D, de gerenciamento de fluxo de trabalho digital e rastreamento de progresso em tempo real, deve se tornar ainda mais forte nos próximos anos.

Nessa mesma linha, as indústrias da construção devem aumentar o investimento em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias e ferramentas para acelerar e automatizar processos de construção. É fundamental que sua empresa acelere a adoção de tecnologias digitais o quanto antes.

Diversas empresas (integradoras), como a Business Integrator, oferecem soluções digitais para facilitar o processo de aquisição de materiais, equipamentos e também oferecem plataformas para a compra e venda de mercadorias e serviços através da integração da sua empresa com toda a cadeia produtiva. Isso melhora a produtividade e a lucratividade das empresas envolvidas.

Para conhecer em detalhes o que a Business Integrator pode oferecer para sua empresa, acesse nosso site, ou navegue em nosso blog, onde você vai encontrar vários posts sobre a relação da indústria de materiais para construção com a tecnologia.

Pin It on Pinterest

Share This