Segundo um levantamento feito pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), o índice de expectativa de compras de insumos e matérias-primas no segmento da indústria, avançou 2,5 pontos, chegando a um total de 57 pontos, na passagem de 2020 para 2021. Além disso, os índices de expectativa do nível de atividade, do número de empregados e de novos empreendimentos avançaram respectivamente 1,6, 0,9 e 0,5 pontos, resultados que também fizeram o setor superar os 50 pontos, a maior pontuação alcançada desde agosto de 2020.
Os resultados positivos indicam uma expectativa de crescimento dessas variáveis para os próximos seis meses e não para por aí. A utilização da capacidade operacional ficou no maior nível para dezembro desde o ano de 2014, o que também fez com que o indicador de satisfação com a situação financeira das indústrias da construção também aumentasse 3,9 pontos no quarto trimestre de 2020, alcançando 47,2 pontos. O índice de satisfação com a margem de lucro operacional também cresceu, com um avanço de 2,5 pontos entre outubro e dezembro do ano passado. Ambos os indicadores estão acima de suas respectivas médias históricas desde o terceiro trimestre de 2020.
A intenção das indústrias investirem aumentou 1,3 ponto em janeiro de 2021 e agora se situa em 44 pontos. O índice está acima da sua média histórica de 34,6 pontos e em níveis iguais aqueles observados no início de 2020, antes da crise provocada pela pandemia, o que é uma ótima notícia para o setor.
O Levantamento de Conjuntura da Fiesp/Ciesp também trouxe boas notícias para o segmento industrial, pois as vendas reais do setor ficaram estáveis na passagem de novembro para dezembro de 2020. Entretanto, estão 10,3% acima do nível pré-pandemia (fevereiro). As horas trabalhadas na produção cresceram 1,2% frente a novembro e o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) apresentou alta 0,7 p.p, atingindo 78,2%. Este é o oitavo aumento consecutivo dos itens.
Os resultados apresentados indicam que a indústria de transformação paulista exibiu forte e rápida reação após o pior momento para a atividade econômica nos meses de março e abril. De acordo com a pesquisa Sensor, a indústria de transformação paulista manteve a tendência de crescimento em janeiro, primeiro mês de 2021, porém com leve perda de ritmo.
O indicador Sensor fechou em 50,5 pontos no mês de janeiro, na série com ajuste sazonal, resultado inferior ao de dezembro (51,4 pontos) e a leitura de novembro (53,4 pontos). De qualquer forma, números acima dos 50,0 pontos indicam expansão da atividade industrial paulista para o mês de janeiro de 2021.
Mesmo assim, os níveis de estoque continuam abaixo do nível planejado, o que deve aquecer ainda mais o setor da indústria. O índice avançou de 52,1 pontos para 53,3 pontos no mês. Leituras superiores a 50,0 pontos indicam estoque abaixo do desejável, ao passo que inferiores a 50,0 pontos indicam sobrestoque.
O nível de emprego permaneceu praticamente estável, passando de 50,6 pontos 50,0 pontos em janeiro de 2021. Resultados próximos dos 50,0 pontos indicam estabilidade do emprego da indústria paulista.
Em resumo, o mês de janeiro de 2021 traz dados positivos para a atividade e se você pretende acompanhar o crescimento do mercado, o melhor caminho é investir em tecnologia e a Business Integrator oferece a solução tecnológica mais adequada à sua indústria de materiais para construção. Saiba mais acessando nosso site.
0 comentários