Oportunidades para home centers em 2022

Gestão Empresarial, Home Center

Oportunidades para home centers em 2022

O setor de materiais para construção emprega 7% da população global economicamente ativa e movimenta US$ 10 trilhões anualmente. No Brasil, mesmo representando 7% do PIB, a atividade sempre apresentou problemas de produtividade e carece de incrementos tecnológicos para avançar. Mas, os consumidores não deixaram de comprar. 

De acordo com estudo da Casa do Construtor e AGP Pesquisas, 68% dos consumidores realizaram alguma reforma no último ano. Além disso, 38% fizeram mudanças em casa por causa dos novos hábitos decorrentes da pandemia. Mas, ainda há uma demanda reprimida de consumidores que são mais cautelosos com suas economias e devem comprar até o final do ano de 2022, o que representa grandes oportunidades para home centers. 

Porém, para poder vender mais no mercado de construção, é preciso trabalhar com variedade de mix de produtos. Isso faz com que seus consumidores olhem para a sua loja de forma diferente. Eles querem um lugar onde possam encontrar tudo e o seu negócio precisa acompanhar essa necessidade. 

Uma dica é acompanhar as tendências de mercado e os períodos sazonais para vender mais. Não se esqueça, também, de renovar constantemente seu estoque de produtos. Foque nos produtos que mais vendem e tenha sempre em mãos, o calendário promocional para o mercado de construção. 

Faça você mesmo 

O movimento faça você mesmo continua em alta em 2022 , uma grande oportunidade para home centers. Diante disso, é importante deixar, em sua loja, um espaço para atender essa demanda. Aposte no mix de ferramentas para uso doméstico e outros itens que possam ser úteis para pequenos reparos. 

Nas redes sociais, aproveite para divulgar o seu catálogo de produtos e crie conteúdos que estimulem as vendas. Uma ideia é produzir tutoriais de “faça você mesmo”. Ensine seu consumidor como desempenhar determinados serviços, de forma fácil e segura, com posts criativos e interativos. 

Lojas de bairro em destaque 

Pesquisas recentes demonstram que as lojas de bairro devem melhorar seu faturamento ao longo de 2022. Para 70% dos entrevistados, a compra de presentes neste ano será presencial. Desses, 40% afirmam que a preferência será por lojas físicas locais ou de bairro (oportunidades para home centers de pequeno porte). Outros 30% pretendem comprar em lojas de grandes marcas. 

Porém, para atender, da melhor forma possível, toda essa demanda, sua empresa precisa estar preparada. Automatizar processos operacionais e burocráticos do seu negócio é fundamental para manter sua empresa competitiva. Portanto, nada melhor que contar com um sistema eficiente de automatização de processos operacionais para sua empresa. 

A Business Integrator é especializada no setor de materiais para construção e pode contribuir bastante para a automatização do seu home center. Conheça nossas soluções tecnológicas em https://businessintegrator.com.br/ 

Pin It on Pinterest

Share This