Impactos da má gestão de pátios logísticos no setor de materiais para construção

Gestão Empresarial, Logística e Transporte, Supply Chain

A gestão de pátios logísticos é uma tarefa complexa e desafiadora para a maioria das empresas do segmento de materiais para construção.

Em muitos casos, inclusive, a má gestão de pátios logísticos impacta, negativamente, na qualidade das operações logísticas e das entregas, gerando lentidão de processos e inúmeros prejuízos.   

Eliminar gargalos na gestão de pátios, melhora a eficiência do transporte, reduz gastos desnecessários e gera valor na prestação de serviços ao cliente final e nas parcerias com motoristas que utilizam o sistema.  

A boa gestão de pátios logísticos é um fator determinante para as decisões de compra dos clientes finais e contribui com a praticidade, a segurança e a rapidez das entregas.  

Segundo a edição 2021 da pesquisa Global Consumer Insights Pulse Survey, da PwC, a velocidade e a confiabilidade na entrega são importantes para a decisão de compra, para 47% dos brasileiros. Portanto, para garantir a eficiência do transporte de cargas e de toda a cadeia logística, uma gestão de pátios produtiva, tecnológica e otimizada torna-se essencial.  

Tecnologia na gestão de pátios logísticos

As novas tecnologias têm proporcionado grandes mudanças e melhorias em toda a cadeia logística, inclusive na gestão de pátios.

Com tecnologia, é possível agilizar operações e desburocratizar processos que antes demoravam muito tempo para serem realizados.  

Os recursos tecnológicos também ampliam a capacidade de monitoramento e análise inteligente de dados e ainda otimiza a gestão de pessoas e processos.

Outro grande desafio da gestão de pátios é garantir a produtividade na prestação de serviços e tornar diversos processos mais eficientes e mais seguros.  

Além disso, o investimento em recursos e soluções tecnológicas pode ser potencializado quando acompanhado de uma equipe atenta e capacitada para administrar essas operações. Por isso, investir em profissionais com conhecimentos específicos na área, contribui com a qualidade, a produtividade e, principalmente, com a segurança dos serviços prestados. 

A plataforma Business Integrator pode agilizar diversos processos logísticos na sua empresa. Conheça essa solução tecnológica em https://businessintegrator.com.br/.

Se possível, deixe seu comentário sobre este conteúdo aqui no blog e compartilhe esse artigo em suas redes sociais. O assunto pode ser interessante para diversas pessoas de sua rede de contatos.

Pin It on Pinterest

Share This