Benefícios da automação para o varejo de materiais para construção

Automação, Gestão Empresarial

A automação é fundamental para conectar dados e plataformas na gestão de negócios. No segmento de materiais para construção, auxilia varejistas a tomarem decisões com base em dados, prevendo, com precisão, os resultados de suas ações. 

Muitas áreas da sua empresa podem ser beneficiadas com a automação, entre elas estão: 

  • Gestão de estoque 
  • Financeiro 
  • PDV 
  • Cadastro de produtos 
  • Tomada de decisão 

Benefícios da automação na gestão de estoque 

Pequenos erros na gestão de estoques têm impactos negativos nas vendas, na fidelização de clientes e na lucratividade de empresas. Clientes e vendedores precisam ter informações corretas sobre estoque, para organizarem suas ações comerciais.  

A automação torna tudo isso possível porque leva os dados do estoque para o PDV e para plataformas de e-commerce e isso pode acontecer com um sistema único de gestão.  Além disso, é possível receber alertas quando algum produto está prestes a esgotar ou o estoque máximo for excedido.  

Outro ponto importante é que a automação possibilita prever quando um item será vendido com base nas tendências de compras. Portanto, fica mais fácil organizar pedidos de compra para fornecedores e atender melhor a necessidade do cliente final.   

Benefícios da automação no catálogo de produtos 

A consistência de um catálogo de produtos pode ser beneficiada pelo uso da automação. É importante garantir que os detalhes e as especificações de cada produto sejam consistentes em todos os canais de venda.  

Isso inclui dados sobre tamanho, cor, materiais e muito mais. As ferramentas de automação podem otimizar as estratégias de gerenciamento de informações de produto sempre que houver mudanças e fazer as adequações necessárias, de forma automática. 

Devoluções 

A automação também pode assumir o trabalho administrativo e enviar etiquetas de devolução, rastreando devoluções recebidas e processando reembolsos sem interferência humana.  

Oferta de produtos 

Um amplo mix de produtos nem sempre é sinônimo de mais vendas. É preciso personalizar o que você oferece para atender seus clientes de acordo com seus perfis.  

Com a automação é mais fácil identificar e traçar esse perfil, com base no histórico de compras do cliente e ranking de produtos mais vendidos.  

Com esses dados em mãos, é possível planejar estratégias de compras por impulso, otimização de layout, recomendações de produto no fechamento da compra online e muito mais. 

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