Logística 4.0 na distribuição de materiais para construção 

Automação, Comunicação Eletrônica, Gestão Empresarial, Logística e Transporte

O avanço da tecnologia nos mais diferentes setores econômicos vem ajudando a disseminar um novo conceito: a Logística 4.0

O termo é um conceito novo e existem diferentes pontos de vista sobre o tema. Alguns especialistas entendem que se trata da aplicação das diretrizes de automatização, inteligência e autonomia da Indústria 4.0 aos processos tradicionais de logística, mas outros têm uma visão diferenciada e afirmam que a Logística 4.0. não é automação, ela é uma forma de utilizar melhor as informações processadas. 

Porém, independentemente do conceito, a Logística 4.0 traz impactos positivos para todas as operações da rede de suprimentos de materiais para construção. Entre os mais citados, estão a redução de perdas e a satisfação do cliente. 

Atualmente, a implementação da Logística 4.0 é quase uma obrigação para todas as empresas que querem se manter competitivas em seu mercado de atuação. Do contrário, o descompasso entre as etapas das cadeias de suprimentos, pode comprometer todas as operações. 

Não adianta o centro de distribuição de um varejista, distribuidor ou atacadista estar absolutamente alinhado à Logística 4.0, se ele recebe o lote de um caminhão que foi anotado em papel, de forma manual. O sistema deve ser homogêneo. 

O principal ponto de partida é a capacitação, a preparação e o entendimento dos benefícios que a eficiência da entrega e do tratamento logístico trazem para o negócio. É fundamental saber utilizar bem as informações processadas. 

A empresa precisa saber onde ela está e para onde quer ir. Organização e planejamento bem feitos, diminuem o tempo de movimentação de mercadorias e produtos e trazem grandes benefícios para a cadeia de suprimentos. 

A Plataforma Business Integrator facilita a gestão logística de home centers, distribuidores e atacadistas e está preparada para a Logística 4.0. Oferece a automação de diversos processos, com destaque para gestão e acompanhamento das emissões de pedidos de compra, validação de notas fiscais e conhecimentos de transportes e agendamento eletrônico de entregas.  

Conheça essas e outras funcionalidades que a Business Integrator oferece para sua empresa e seus parceiros de negócios em https://businessintegrator.com.br/o-que-fazemos/

Pin It on Pinterest

Share This