Uma boa gestão de estoque aperfeiçoa diversos processos internos de distribuidores, atacadistas e varejistas de materiais para construção, incluindo o armazenamento de mercadorias e o controle financeiro do negócio. 

Com o controle financeiro é possível contornar prejuízos de caixa causados por perda de produtos, seja por má conservação ou outras avarias.  

Outro benefício de uma boa gestão de estoque é a economia significativa de capital, além do aumento de vendas para clientes potenciais, ganho de reconhecimento no mercado e aumento dos lucros. 

É importante notar, que mesmo que um empreendimento tenha uma organização básica de produtos e processos, isso não é o suficiente para uma gestão eficiente de estoque. É preciso dar atenção ao comportamento do estoque. Veja alguns benefícios que sua empresa pode ter se manter uma gestão eficiente de estoque:  

Aumento da positivação do cliente 

O consumidor fica mais satisfeito pois sabe que sempre encontrará a mercadoria desejada, quando necessário e na quantia certa. Essa é uma das melhores formas de garantir a fidelização de seus clientes.  

Conforme o cliente fizer novos pedidos e a sua empresa se mostrar sempre preparada para atendê-lo, a positivação cresce e a reposição de produtos passa ser mais frequente. 

Quantidade certa de estoque 

Poucos produtos estocados podem resultar em pedidos incompletos e insatisfação dos consumidores, mas, produtos em excesso podem ficar estocados até a data de vencimento, o que dificulta a venda e pode aumentar os custos operacionais em função de perdas de mercadorias. 

Sendo assim, é necessário se certificar que sua empresa sempre tenha o próprio estoque de mercadorias na quantidade ideal, nem abaixo e nem acima do necessário. 

Uma vez que seus estoques mantém as mercadorias em dia para atender as necessidades do seu consumidor, as vendas aumentam naturalmente.  

Gestão de estoque na prática 

Com isso, você garante uma boa experiência de compra ao cliente, sem interrupção de sua jornada de consumo. Caso contrário, seu empreendimento corre o risco de perder consumidores para outros concorrentes, além de cultivar uma reputação negativa entre as empresas compradoras. 

Para que a gestão de estoque seja adotada como o esperado, os seus colaboradores devem seguir 4 etapas de controle de mercadorias, confira. 

1. Inventário 

O inventário é o controle do que tem no estoque e o que está registrado no sistema. É preciso que ambas as contagens estejam de acordo e sejam revistas periodicamente. Dessa forma, é possível determinar se houve falhas ou avarias. 

2. Cadastro 

O cadastro de mercadorias deve ser realizado com muito cuidado para que não seja registrado o número incorreto de produtos em seu estoque. 

Uma medida eficaz para que não haja equívocos durante o cadastramento de itens é realizá-lo assim que a mercadoria chega. 

3. Performance de Venda 

Acompanhamento da performance de venda. Isso é necessário para que os preços estejam de acordo com a saída de produtos e, com isso, sua empresa não tenha prejuízos.  

4. Sortimento 

Por fim, se o promotor da sua empresa perceber que os produtos não estão tendo uma boa saída, ou seja, não está havendo compra no estabelecimento, uma solução é oferecer uma outra mercadoria semelhante, como as Top of Mind

Com a ajuda da tecnologia, a gestão de estoque fica muito mais prática, rápida, eficiente e segura e isso resulta em redução de custos operacionais e consequente aumento de lucratividade. 

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