Utilização da tecnologia na gestão logística

Automação, Comunicação Eletrônica, Gestão Empresarial, Logística e Transporte

Com o desenvolvimento da tecnologia, a gestão logística em materiais para construção passa a ser determinada pela interconexão, pela digitalização de informações e pelo uso de aplicativos na nuvem. 

Surgem novos paradigmas como os avanços da robotização e a padronização de processos, que passa a ser obrigatório em virtude da expansão do comércio internacional. 

Diante disso, o futuro da cadeia de suprimentos de materiais para construção precisa enfrentar uma série de desafios. Veja alguns desses desafios a seguir: 

Redução no tempo de resposta com produções mais limitadas

O setor varejista tende cada vez mais a trabalhar com produções pequenas, com uma altíssima rotatividade de referências nos estabelecimentos e lojas online. A necessidade de manusear produtos para o envio de pedidos exige lotes mais reduzidos e a diminuição do tempo de resposta no que se refere à entrega de mercadorias. 

O segredo passa a ser a compra de produtos mais adaptados às exigências do consumidor, sem perder a eficiência dos processos operacionais internos de lojas, atacadistas e distribuidores e o gerenciamento de grandes volumes. 

Logística inteligente

Integrar a logística inteligente no dia a dia de varejistas e fornecedores exige a utilização de todas as possibilidades tecnológicas disponíveis no mercado como, por exemplo, softwares de gerenciamento de armazéns, que facilitam a automatização de processos. 

Omnicanalidade real

Atualmente, a multicanalidade penetrou em todas as camadas do atendimento ao cliente. No entanto, ainda existe o fato de que muitas informações que chegam por cada canal são abordadas de uma forma diferenciada, o que pode causar insatisfação de clientes. 

Adaptar depósitos e centros de distribuição a uma concepção omnichannel da logística põe fim a essa desigualdade, unificando o fluxo de gestão da mercadoria e acelerando a preparação dos pedidos. 

Antecipar-se às necessidades do cliente

A incorporação do big data ao mundo da logística, permite prever as necessidades do cliente e, consequentemente, antecipar-se, com ações de abastecimento ligadas a previsões muito confiáveis da demanda. 

As novas ferramentas de análise se encarregam de fazer o cruzamento de dados relativos ao histórico das vendas, das previsões meteorológicas, da atualidade local e, inclusive, das conversas em redes sociais para ter um cenário muito próximo do que se avizinha. 

Controlar a rastreabilidade de todo o processo 

Ganhar eficiência na logística implica controlar a rastreabilidade de cada produto de ponta a ponta da cadeia de distribuição. Aqui ganham uma grande importância, por exemplo, as etiquetas RFID, que ajudam a monitorar à distância a posição dos objetos e os sistemas informáticos onde se integram a padronização de processos ao longo de toda a cadeia de suprimentos. 

A Plataforma Business Integrator é uma solução tecnológica que automatiza os principais processos operacionais de toda a cadeia de suprimentos de materiais para construção, inclusive alguns processos logísticos como agendamento eletrônico de entregas, validação automatizada de notas fiscais, gestão eletrônica de pedidos na nuvem e conexão direta entre todos os parceiros de negócios da cadeia de suprimentos de materiais para construção. Saiba mais em https://businessintegrator.com.br/ 

Pin It on Pinterest

Share This