Transparência eletrônica de dados: um diferencial competitivo

Automação, Comunicação Eletrônica, Gestão Empresarial, Supply Chain

Muitas organizações do setor de materiais para construção estão sendo obrigadas a investir na transparência eletrônica de dados dentro da cadeia de suprimentos, para se tornarem mais competitivas.  

A iniciativa é fundamental para atender aos requisitos regulatórios e também para otimizar as operações, garantir a qualidade dos resultados e a sustentabilidade de todos os processos realizados. 

A atitude também vai ao encontro das necessidades dos consumidores, que passaram a exigir mais garantias de segurança ao adquirir produtos e serviços do setor. 

O que é a transparência eletrônica de dados?

A transparência eletrônica de dados na cadeia de suprimentos de materiais para construção é a prática de divulgar informações detalhadas e precisas sobre operações e produtos, como origem e fornecimento, processos de fabricação, custos e logística. 

A cadeia de suprimentos de materiais para construção envolve muitos participantes e contém um fluxo informações muito complexo. Diferentes participantes geram diferentes tipos de informações e também têm a necessidade de obter informações claras de seus parceiros de negócios.  

Quando essas trocas de informações não são padronizadas, isso pode trazer diversos ruídos em todos os processos realizados, além de enormes prejuízos para as empresas envolvidas. 

Estudos mostram que muitas organizações estão sob pressão constante para coletar, processar e divulgar informações detalhadas e precisas sobre suas operações e produtos. Por esse motivo, muitos gestores do setor acabam fazendo um gerenciamento disperso dos seus negócios e tendem a se concentrar em suas próprias operações de produção, eficiência e desempenho, gerando erros no processo de planejamento da comunicação com seus parceiros de negócios.  

Como resultado, surgem problemas como excesso de capacidade, aquisição e fornecimento prematuros de materiais e equipamentos e tempo impreciso de transporte. Além disso, durante a execução do projeto, ao envolver diversos participantes, ocorrem desvios de informações, o que causa distorção e gera incertezas em todo o processo. 

Como implementar a transparência eletrônica de dados? 

O melhor caminho para implementar a transparência eletrônica de dados é a automatização de processos, principalmente daqueles relacionados às trocas de documentos eletrônicos entre parceiros de negócios. 

Em função dos avanços da tecnologia da informação, a implantação desta automatização pode ser feita de forma tranquila e com custos acessíveis para qualquer tipo de empresa do setor.  

A plataforma Business Integrator é a melhor solução para garantir a transparência eletrônica de dados de todos os participantes da cadeia de suprimentos de materiais para construção. 

Além depermitir a home centers, distribuidores e atacadistas que se conectem a uma gama enorme de fornecedores e parceiros de negócios, garante que as troca eletrônicas de dados fiquem disponíveis a todos os envolvidos e ainda permite a geração de relatórios bem estruturados com base nas informações compartilhadas. Conheça mais sobre a Business Integrator em https://businessintegrator.com.br/

Pin It on Pinterest

Share This