Desafios da cadeia de suprimentos no varejo de materiais para construção

Automação, Comunicação Eletrônica, Distribuidor, Gestão Empresarial, Home Center, Indústria, Supply Chain

Com o aumento da competitividade no mercado de materiais para construção, varejistas do setor precisam estar sempre à frente de seus concorrentes.  

Para isso, conhecer bem os desafios a serem enfrentados e encontrar soluções para resolvê-los, é fundamental.  

Veja, a seguir, quais são esses desafios e como a automação de processos pode ajudar a solucionar esses problemas.  

Gestão de Estoques 

Fazer a reposição de estoques já é um grande desafio para varejistas do setor. Realizar esse processo de forma manual, é um desafio ainda maior.  

Para superar essa dificuldade, o melhor caminho é utilizar soluções de ressuprimento automático de estoques.  

Essas soluções baseiam-se em informações do sell-out e de consumo real e possibilitam que indústrias e varejos realizem trocas eletrônicas de dados, fazendo a reposições automáticas de estoques, sem intervenção humana.  

A automação de processos ainda aumenta a velocidade da reposição de estoques e os processos ao longo da cadeia ficam menos suscetíveis a falhas e erros. 

Efetivação de compras 

Todos os dias o comprador do varejo se vê diante de dois desafios na aquisição de produtos: se não comprar o suficiente, pode haver rupturas (falta de produtos no estoque), mas, se exceder a demanda, o estoque de mercadorias pode ficar parado e trazer grandes prejuízos para a empresa.  

Além disso, a quantidade de mão de obra envolvida para a cotação, a emissão dos pedidos e a checagem de documentos fiscais e de transportes pode deixar o processo de compras ainda mais complexo e sujeito a erros, sem a utilização da tecnologia.  

Para lidar com todas essas questões, ter processos padronizados e automatizado é essencial. Através da automação de processos, essas dificuldades podem ser superadas facilmente. 

Agendamento e recebimento de pedidos 

O recebimento de mercadorias também pode ser um desafio difícil de ser superado sem auxílio da tecnologia.  

A falta de informações, assim como o processamento de dados incorreto ou incompleto, pode gerar filas enormes de caminhões nos centros de distribuição e nas lojas, o que pode trazer prejuízos financeiros, perda de tempo, aumento dos custos logísticos e de mão de obra. Com a automatização, diversos problemas de devolução de mercadorias podem ser solucionados. 

No recebimento de mercadorias, uma ferramenta apropriada para o gerenciamento de notas fiscais eletrônicas facilita muito a rotina do varejo.  

Isso torna mais simples o envio, o recebimento, a validação, o arquivamento e futuras consultas dos documentos fiscais gerados para cada transação, reduzindo drasticamente a troca de informações através de e-mails ou telefonemas. 

Com o uso da tecnologia é possível fazer a auditoria automática de NF-e e evitar inconsistências fiscais que podem afetar, negativamente, todo o faturamento da empresa.  

Monitoramento de vendas e estoques 

O monitoramento de indicadores de vendas e estoques permite identificar compras no sell-out e garante a disponibilidade adequada de produtos para comercialização.  

Ao fazer o monitoramento automático destes indicadores, o varejo não apenas resolve um grande problema, como também abre janelas de oportunidades para aumentar as vendas de determinado item e ampliar e diversificar o mix de produtos. 

Introdução de novos produtos 

A introdução de novos produtos no mercado pode trazer grandes desafios para a indústria de materiais para construção, que precisa comunicar o varejo de seus lançamentos. A automação de processos ajuda na comunicação entre parceiros de negócios e faz isso de forma rápida e eficiente.  

Quando há sincronização de informações entre indústria e varejo é possível saber exatamente o que está sendo comercializado e evita-se as perdas das oportunidades de vendas. 

Além destes problemas citados acima, muitos outros podem ser resolvidos através da automação de processos.  

Porém, somente um fornecedor adequado de soluções tecnológicas específicas para o mercado de materiais para construção pode oferecer as melhores ferramentas para a automação de processos do setor. 

A plataforma Business Integrator foi criada especificamente para atender as necessidades do mercado de materiais para construção e oferece diversas soluções para resolver os problemas citados acima. Para conhecer, em detalhes, essa solução, acesse https://businessintegrator.com.br/

Pin It on Pinterest

Share This