A nova indústria de materiais para construção

Comunicação Eletrônica, Gestão Empresarial, Indústria

A utilização da tecnologia digital, na cadeia produtiva da indústria de materiais para construção, mudou totalmente a estrutura de fazer negócios nesse setor.  

A maioria dos participantes já reconhece que a digitalização está afetando seus negócios e de acordo com um estudo da Associação das Câmaras Alemãs de Comércio e Indústria (DIHK), 93% das empresas concordam que a digitalização influenciará todos os seus processos.  

Essa percepção coloca a indústria de materiais para construção em pé de igualdade com o varejo e com prestadores de serviços do setor.  

Os produtores de materiais de construção tendem a se concentrar mais na digitalização da produção e distribuição (na linha da Indústria 4.0 e no design da jornada do cliente, por exemplo).  

Já os varejistas de materiais de construção focam suas ações nas vendas digitais (comércio online) e nas atuações logísticas e de supply chains

O problema está na implementação dessas tecnologias e esta constatação é a conclusão de uma pesquisa de gerenciamento realizada pela Roland Berger, com empresas de construção e seus fornecedores na Alemanha, Áustria e Suíça.  

Os resultados da pesquisa traçam um quadro atualizado de como os participantes do setor avaliam o potencial da digitalização e até que ponto a implementação progrediu. 

A digitalização oferece, aos participantes do setor de construção, maneiras de melhorar sua produtividade, mas, poucos players estão dando atenção ao potencial da digitalização para resolver seus problemas. 

Para saber mais sobre esse tema, foi realizada uma pesquisa com a alta administração das indústrias de construção e fornecimento na Alemanha, na Áustria e na Suíça. Foram analisadas cerca de 40 empresas de materiais para construção de diversos portes. 

Para mostrar claramente como o potencial da digitalização é avaliado em divisões, departamentos e funções individuais, a análise foi dividida em quatro áreas principais:  

  • Dados digitais: Coleta e análise eletrônica de dados para obter novos insights sobre todos os elos da cadeia de valor e, em seguida, fazer bom uso desses insights. 
  • Acesso digital: Descreve o potencial oferecido pelo acesso móvel à internet e redes internas.
  • Automação: Agrupa essas novas tecnologias que criam sistemas autônomos e auto-organizados.  
  • Conectividade: Explora as possibilidades de vincular e sincronizar atividades até então separadas. 

Um fator crucial em relação ao vasto potencial da digitalização é que cada uma dessas quatro chaves pode ser ativada em todos os elos da cadeia de valor. Para os players da indústria da construção, a cadeia de valor se divide nos seguintes elos: 

  • Logística: Fluxo de mercadorias, armazenamento e transporte.
  • Suprimentos: Compras, gerenciamento de fornecedores e avaliação de fornecedores.
  • Produção/Construção: Produção e gestão da qualidade. 
  • Marketing/Vendas: Gestão de vendas/revendedores.
  • Marketing pós-venda/cliente final: pull marketing, suporte ao usuário e serviços 

O conteúdo preciso de cada elo na cadeia de valor varia de empresa para empresa. Enquanto os fornecedores de materiais de construção se concentram principalmente na produção, as empresas de construção naturalmente se concentram mais na conclusão de projetos de construção. Os comerciantes de materiais de construção, por sua vez, dedicam-se à aquisição e venda, com foco correspondente em serviços logísticos. 

As conclusões da pesquisa revelam uma forte consciência do potencial da digitalização nos elos da cadeia de valor onde os benefícios são mais óbvios.  

As pontuações mais altas foram encontradas no potencial dos dados digitais, no contexto da logística, bem como à automação, no contexto do produto/construção. 

Dados digitais e acesso digital também foram mencionados com frequência no contexto de marketing e vendas.  

Em outras palavras, há uma clara falta de consciência de que todas as quatro chaves para a digitalização são de real importância em toda a cadeia de valor.  

Quanto ao grau de implementação, a pesquisa identificou que, na comunidade corporativa, ainda é baixo. As empresas entrevistadas não conseguiram nomear nenhuma divisão ou departamento em que a digitalização já tenha sido amplamente implementada.  

Mesmo a implementação “moderada” atualmente se aplica apenas à conectividade (no contexto de compras) e dados digitais (na produção). As soluções de computação em nuvem para processos de produção colaborativos são um exemplo.  

Em todos os outros elos da cadeia de valor, no entanto, os entrevistados indicaram que a implementação é atualmente baixa, muito baixa ou inexistente.  

Olhando para os dispositivos digitais utilizados como ferramentas de trabalho pelos players da construção civil, vemos que, na maioria das empresas, mais de 80% dos funcionários têm acesso a um PC e à internet.  

A pesquisa também demonstra, claramente, que os tablets ainda não são uma ferramenta padrão entre os players modernos da indústria da construção.  

Na maioria das empresas que responderam à pesquisa, apenas 20% tem acesso a um tablet. Nenhum entrevistado afirmou que mais de 60% da equipe tem acesso a um tablet. A imagem dos trabalhadores da construção civil organizando seu trabalho com tablets ainda está muito distante da realidade.  

Os dados da pesquisa comprovam a consciência de que a digitalização influencia o setor. O problema é que, em muitos casos, pouco se fez para a implantação destas tecnologias.  

Com a Plataforma Business Integrator, a digitalização de processos nas empresas de materiais para construção pode ser implantada de forma prática, rápida, eficiente e segura, inclusive nas indústrias do setor. 

Contamos com uma equipe de profissionais especializados para essa implantação. Para conhecer mais detalhes sobre nossas soluções tecnológicas acesse https://businessintegrator.com.br/ 

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