Na era da transformação digital, uma das estratégias-chave para negociar melhor com os fornecedores é aliá-la à tecnologia adequada.
Quando isso ocorre, a própria cultura do negócio muda. A tendência é que a cadeia de suprimentos e a relação com os fornecedores fiquem mais robustas, menos sujeita às falhas e que os riscos e custos com imprevistos sejam reduzidos.
Veja, a seguir, 4 estratégias fundamentais para negociar melhor com fornecedores
1. Planeje sua estratégia de negociação
Quando você senta para negociar sem um plano, sem conhecer os limites de flexibilização da proposta que deseja, nem detalhes sobre o seu fornecedor, a negociação pode fiar difícil, independentemente de suas habilidades com as técnicas de compra. O planejamento é a atividade prévia que você desenvolve, com o objetivo de simular como será sua negociação.
Quanto mais importante ela for, maior a necessidade de uma definição prévia e detalhada das suas necessidades. O fornecedor também precisa conhecer a realidade das demandas para saber se pode mesmo supri-las.
Essa prática de planejamento também deve estar associada às soluções digitais que otimizam a procura por fornecedores adequados à necessidade do seu negócio. Uma plataforma de relacionamento online com fornecedores é uma importante ferramenta para se antecipar a escolha de fornecedores que tenham perfis alinhados com sua empresa.
2. Elabore um “plano B”
Se as negociações não derem certo, é preciso ter um “plano B”. Quando não existe um “plano B”, a tendência é que você fique mais maleável às negociações, já que fica dependente de uma única opção para negociação. Se, ao contrário, criar alternativas e estender as possibilidades de fornecimento, a cadeia se torna mais robusta e menos sujeita à imprevistos, faltas e erros. É importante ter cartas na manga.
3. Não force acordos
Como em todo relacionamento, a negociação com os fornecedores é orgânica e constante, precisa ser sempre atualizada. Para isso, é fundamental monitorar a cadeia, a fim de avaliar o desempenho, as estratégias e mesmo definir se é hora de procurar novos parceiros ou de atualizar o fornecedor de possibilidades de aumento de demanda futura.
Nesse ponto, as soluções digitais também podem ajudar. Existem plataformas digitais que realizam o monitoramento, de perto, dessa relação, acompanhando prazos, eficiência, regularidade da documentação, etc. Isso é feito principalmente através de um painel gerencial, que oferece uma visão global da sua cadeia de fornecedores.
Por meio desse painel gerencial é possível tomar decisões e estabelecer políticas gerais de relacionamento, garantir compliance e coletar dados seguros da eficiência para a análise do negócio e das relações. Usando essa função, fica muito mais fácil ter um diagnóstico preciso do funcionamento da cadeia e da gestão dos fornecedores.
Com isso, definir e visualizar as falhas se torna muito mais fácil, ajudando a localizar, por exemplo, onde é necessário investir em um plano B.
4. Invista no relacionamento de longo prazo
O principal objetivo da gestão de relacionamento com fornecedores é garantir o melhor alinhamento dos processos da cadeia. Por isso, as negociações devem se basear na busca de um acerto contratual que viabilize essa sinergia entre os procedimentos deles e da sua empresa.
Obviamente, você pode e deve barganhar por preço, mas não ao ponto de comprometer a qualidade, os prazos ou outros aspectos igualmente importantes para o seu empreendimento. Seja prático, objetivo, profissional e busque a confluência no lugar do confronto.
Por fim, vale mencionar que a negociação com fornecedores depende diretamente do bom relacionamento. Com base nele, e com canais eficientes de comunicação, análise de desempenho e com uma visão sistêmica dos processos da cadeia, a negociação assume um patamar superior no negócio e pode ser garantida por um logo período.
A tecnologia ajuda a consolidar a relação com os fornecedores, na mesma medida que torna as negociações mais eficientes e direcionadas. Esse olhar abrangente sobre a empresa é uma das principais mudanças culturas no modo de fazer negócio e pode ser alcançado principalmente com tecnologia. Ela influencia todas as etapas da negociação, desde o planejamento, passando pelas renegociações e monitoramentos até a produção de um diagnóstico preciso da operacionalização da cadeia de suprimentos.
Com a Plataforma Business Integrator, o relacionamento entre distribuidores, home center e atacadistas com fornecedores garante parcerias de sucesso e oferece a possibilidade de um monitoramento completo de tudo que ocorre na cadeia de suprimentos, o que facilita a tomada de decisões assertivas em cada etapa do processo de circulação de mercadorias no segmento de materiais para construção. Conheça a Plataforma Business Integrator em https://businessintegrator.com.br/