Redução de custos com investimentos na gestão de compras 

Automação, Compras, Comunicação Eletrônica, Distribuidor, Fiscal, Gestão Empresarial, Home Center

O setor de compras tornou-se fundamental para varejistas, distribuidores e atacadistas do mercado de materiais para construção. Ao investir na gestão de compras é possível garantir crescimento sustentável, otimização de resultado e redução de custos.  

Por meio de um bom planejamento, avaliação criteriosa de estoques, compras assertivas, poder de negociação, previsão de demanda, entre outros fatores, é possível maximizar os resultados financeiros e a eficiência produtiva.  

Hoje, o comprador não deve ser apenas honesto e transparente, precisa ter aptidão para gestão e controle de estoque, conhecimento sobre os tributos que impactam diretamente seu faturamento e “feeling” para a negociação. 

Varejistas, distribuidores e atacadistas de materiais para construção acabam pagando mais por mercadorias que, às vezes, nem foram negociadas pelos compradores ou, ainda, por quantidades divergentes do que foi acordado e isso impacta diretamente no fluxo de caixa dessas empresas. 

Outra falha que também pode ser evitada com o investimento na gestão de compras é a auditoria de notas fiscais contra pedidos de compra que, muitas vezes, apresenta divergências nas quantidades de produtos adquiridos, erros de tributação e de valores de preços acordados anteriormente.  

As divergências representam não conformidades nas atividades produtivas e geralmente ocorrem por ausência de compliance, governança, controle interno, fragilidades e vulnerabilidades de sistemas.  

A implantação de sistemas que oferecem mais segurança na gestão de Compras de varejistas, distribuidores e atacadistas é um investimento fundamental para a sobrevivência destas empresas no segmento de materiais para construção. 

Otimizando a gestão de compras 

Os controles internos da gestão de compras necessitam de um sistema que ofereça a segurança necessária para a troca de informações eletrônicas entre parceiros de negócios. Caso contrário, os riscos de erros e fraudes são muito grandes.  

Um sistema frágil e vulnerável permite o surgimento de diversas divergências. Entre essas divergências podemos citar: 

  • Reajustes por parte do fornecedor não repassado ao comprador; 
  • Reajustes repassados ao comprador via e-mail, porém o mesmo não atualizou o preço do material no sistema (automação de compras); 
  • Pedido em carteira do fornecedor com preço antigo e faturamento com preço reajustado; 
  • Lançamento de notas fiscais em que a conversão da unidade de medida do produto foi calculada de forma equivocada, além de outras 

Para evitar esses tipos de transtornos, o melhor caminho é a otimização de processos através da utilização de tecnologias de automação. Com o desenvolvimento da tecnologia, a utilização de plataformas online para trocas eletrônicas de dados entre parceiros de negócios tem sido o melhor caminho para a otimização da gestão de compras.  

Essas plataformas promovem serviços de integração para melhorar a comunicação entre varejistas, distribuidores ou atacadistas e seus parceiros de negócio. Sejam eles operadores logísticos ou fornecedores de mercadorias.  

A Business Integrator é a melhor plataforma online para otimizar a gestão de compras das empresas de materiais para construção e conta com o pioneirismo do Grupo e-Makers que, há mais de 20 anos, oferece soluções tecnológicas de qualidade para grandes empresas do setor. 

Conheça mais sobre a plataforma acessando https://businessintegrator.com.br. 

Pin It on Pinterest

Share This