Agilize processos e ganhe produtividade com investimentos em TI

Automação, Comunicação Eletrônica, Gestão Empresarial

É através da automação que as empresas de materiais para construção podem agilizar processos, eliminar gargalos operacionais e melhorar sua performance junto a clientes, fornecedores e parceiros de negócios. 

O investimento em automação garante que as empresas atuem de maneira estratégica, reduzindo erros em seus processos operacionais e atendendo melhor as demandas de seus clientes.  

A automação permite que companhias consigam executar uma série de atividades sem a interação humana, e, assim, ter mais tempo para focar em processos relacionados ao seu core business. 

Como agilizar processos com uso da TI ?

A automação de processos é uma estratégia em que a empresa investe na integração de soluções de TI (Tecnologia da Informação) em suas tarefas diárias. Ela reduz a necessidade de pessoas interagirem diretamente com uma ferramenta para que um processo seja executado. Isso traz mais agilidade, segurança e menos erros para o negócio, uma vez que sistemas podem ser programados de maneira customizada. O investimento na automação tem como foco tornar o ambiente corporativo mais eficaz, ágil e inteligente.  

A estruturação é o ponto inicial para que se alcance o sucesso na hora de realizar a implementação da automação de processos. Um detalhe importante é que isso precisa ser muito bem planejado, pois a automação de processos provoca mudanças consideráveis na organização interna da empresa. 

Em primeiro lugar, é necessário verificar quais as necessidades do negócio em relação à automatização — ou seja, quais processos podem ser automatizados. A partir dessa análise, fica mais fácil entender quais as ferramentas que podem ser utilizadas para alcançar a eficiência operacional. 

Em seguida, é vital que todos os processos sejam mapeados. Isso possibilita uma visão global do empreendimento e do fluxo de trabalho. Com isso, torna-se possível entender quais são as etapas sequenciais para a automatização. 

Fazer escolhas acertadas que estejam em conformidade com as potencialidades e necessidades do seu negócio são fundamentais. Uma dica muito válida é analisar o respaldo e as recomendações que a provedora da solução tem no mercado. Dessa forma, fica mais fácil assegurar a capacidade da empresa em cumprir com os acordos e ajudar o seu negócio. 

Por fim, treinar e capacitar a equipe para lidar com uma nova realidade (automatizada) é de extrema importância. Isso assegura que os resultados planejados vão de fato se concretizar, trazendo ganhos de produtividade e eficiência operacional. A comunicação é um fator muito importante. Por isso, a capacitação deve focar em ser completa e direcionada para as especificidades da solução escolhida. 

Quais erros devem ser evitados com a automação de processos? 

Escolher uma solução para automação de processos que não seja direcionada às especificidades da empresa é o maior erro que pode acontecer. Além disso, não oferecer as instruções necessárias e não treinar os colaboradores pode colocar toda a estratégia em risco. 

Outro erro comum é escolher ferramentas de automação sem consultar o histórico e as principais características da implementadora. Com essas atitudes, as chances de ter algum contratempo ou prejuízos acabam sendo bem maiores. 

Os erros podem gerar prejuízos reversíveis e irreversíveis. Nessa perspectiva, é preciso estar sempre atento às oportunidades e aos problemas que ocorrem no dia a dia do seu negócio. Com isso, é possível maximizar as potencialidades e, ao mesmo tempo, minimizar os riscos envolvidos. 

Como a automação de processos beneficia o meu negócio? 

A automação pode beneficiar uma empresa de diferentes maneiras. Simplificar processos, agilizar rotinas e reduzir o número de erros são apenas alguns exemplos. Tais fatores auxiliam a empresa a ter um melhor uso dos seus recursos. Como consequência, os projetos e serviços do empreendimento ganham qualidade. 

Com a automação a empresa terá uma noção melhor da sua capacidade de manter-se aderente a determinados prazos. Além de criar uma cadeia operacional de alto nível de confiabilidade.  

No cenário atual, isso é um fator estratégico. As novas tecnologias e as demandas do mercado exigem das empresas a capacidade de atuar com agilidade e precisão. 

Erros tornam-se grandes prejuízos por reduzirem a produtividade e impactarem diretamente na entrega dos serviços. Portanto, a automação de serviços corporativos cria as condições para que o negócio tenha uma cadeia operacional capaz de lidar com diferentes desafios. 

A Plataforma Business Integrator é a solução mais adequada para a automação de processos de empresas de materiais para construção e conta com a experiência do Grupo e-Makers que foi pioneiro na criação de soluções tecnológicas para esse mercado e tem mais de 20 anos de atuação no mercado. Conheça nossa plataforma em https://businessintegrator.com.br/ 

Pin It on Pinterest

Share This