Aplicações tecnológicas para o mercado de materiais para construção 

Comunicação Eletrônica, Gestão Empresarial, Home Center, Indústria

A globalização tornou fundamental a adoção de aplicações tecnológicas para o mercado de materiais para construção. 

Para você ficar por dentro destas mudanças, apresentamos, a seguir, oito novas tecnologias que estão afetando fortemente a indústria da construção e cujo grau de implementação já está suficientemente avançado para gerar benefícios reais para a sua empresa. Veja: 

1. LICITAÇÃO ELETRÔNICA 

Os editais de licitação já circulam eletronicamente para 80 a 90% dos projetos públicos de construção nos países mais desenvolvidos.  

Para fornecedores de construção, a capacidade de contribuir com todos os produtos para os processos de planejamento por meio de canais digitais – por meio de uma biblioteca CAD, por exemplo, será um fator crítico de sucesso.  

Ao mesmo tempo, as plataformas digitais estão crescendo em importância para os comerciantes de materiais de construção.  

2. PLATAFORMAS DE AQUISIÇÃO DIGITAL 

Aquisição e materiais representam uma grande parte dos custos totais na indústria da construção.  

As plataformas digitais ajudam a manter esses custos baixos.  

A compra eletrônica permite uma economia de cerca de 5% nas compras por catálogo e de cerca de 10% no caso de leilões online, por exemplo.  

3. A LOGÍSTICA INTELIGENTE DO CANTEIRO DE CONSTRUÇÕES 

Os trabalhadores da construção dedicam apenas 30% do seu tempo de trabalho à sua atividade principal.  

Os 70% restantes são gastos com recados, transporte de materiais, limpeza, reorganização do canteiro de obras e busca de materiais e equipamentos.  

Portanto, é perfeitamente compreensível que muitas empresas vejam a necessidade de otimização. É aqui que a tecnologia digital pode ajudar. 

O software de fornecimento, por exemplo, pode ser usado para garantir que os materiais sejam entregues no local, no momento exato, ou seja, exatamente quando são necessários. 

Como resultado, o trabalho de armazenamento e reorganização pode ser minimizado. Da mesma forma, máquinas de construção inteligentes e conectadas ajudam a otimizar a utilização da capacidade para trabalhadores e veículos de construção.  

Através da internet das coisas, os escavadores podem chamar um caminhão gratuitamente sempre que necessário. Em troca, o caminhão pode perguntar quando e onde o material é necessário.  

Nesse caso, os trabalhadores da construção civil têm menos jornadas a fazer e menos trabalho de coordenação. Portanto, gasta-se menos tempo viajando e procurando coisas, mas este cenário só pode funcionar se os dispositivos digitais forem padrão no canteiro de obras. 

Já estão no mercado aplicativos que utilizam GPS ou outras tecnologias de navegação para localizar produtos e materiais.  

A tecnologia RFID2, em particular, abre todos os tipos de possibilidades. Produtos equipados com esta tecnologia podem ser identificados por meio de campos eletromagnéticos. Eles também podem ser cadastrados e digitalizados, o que simplifica a contratação de equipamentos e gera transparência sobre a localização de máquinas e materiais no canteiro de obras.  

Também estão disponíveis soluções de software que ajudam a construir empresas em todos os aspectos da cadeia logística. Os fabricantes de materiais de construção, em particular, já estão fazendo bom uso desses portais eletrônicos.  

4. DRONES E ROBÔS  

Os projetos de construção estão se tornando cada vez mais complexos. Da mesma forma, as pressões de custo e tempo estão aumentando e as expectativas de qualidade aumentando. Em resposta, a indústria deve encontrar maneiras de reduzir a complexidade e os custos, aumentar a produtividade e garantir a qualidade.  

A tecnologia laser 3D abre novas possibilidades neste contexto. Os lasers 3D não apenas examinam o terreno do empreendimento, mas também identificam rapidamente tubulações de água, esgotos, linhas telefônicas, cabos de fibra ótica e linhas de energia.  

Eles capturam todos esses dados e os alimentam em ferramentas de planejamento digital que ficam imediatamente disponíveis para o gerente de projeto.  

Os drones também já estão em operação na indústria da construção. Eles pesquisam o terreno, monitoram grandes canteiros de obras e acompanham o andamento dos projetos de construção. Eles também medem a dissipação de energia. 

As soluções de nuvem móvel estão se tornando cada vez mais importantes no setor de construção. Estudos mostram que a comunicação ocupa até 90% do tempo dos gerentes de projetos de construção.  

As soluções móveis e baseadas em nuvem têm a enorme vantagem de estarem disponíveis onde quer que você esteja trabalhando. Aqui, novamente, fica claro o quanto faz sentido trabalhar no local com dispositivos móveis. 

5. DIGITALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO 

Juntamente com a impressão 3D no canteiro de obras, a digitalização da produção também pode ser usada para produzir materiais de construção e produtos de construção. 

Veja a logística, por exemplo: é muito fácil integrar fornecedores em sistemas de entrada de dados digitais para pedidos de compra e para processos de faturamento e qualidade. Do lado do produto, há a possibilidade de desenvolver novos materiais com alta conectividade.  

A própria produção pode ser automatizada pelo uso de robôs para garantir que os produtos possam ser amplamente personalizados: as telas de entrada permitem que os clientes especifiquem exatamente as características pretendidas no momento de fazerem seus pedidos.  

6. VENDAS DIGITAIS 

As soluções digitais também ajudam a melhorar o gerenciamento de relacionamento com o cliente, permitindo que as empresas analisem, detalhadamente, os dados do cliente.  

Os canais de vendas digitais agregam o benefício de os clientes deixarem um perfil quando fazem pedidos por meio de plataformas online. Este perfil permite que padrões sejam reconhecidos e ofertas sob medida sejam preparadas em resposta.  

No contexto da comunicação com os clientes, as aplicações móveis permitem gerar informação que são atualizadas diariamente e que se adequam perfeitamente as necessidades do cliente. Isso agrega valor e consolida a fidelidade do cliente. 

7. AUTOMAÇÃO DA RELAÇÃO EMPRSA/CLIENTE 

Uma série de fatores é responsável para se manter uma boa relação entre empresa e clientes. Durante as elaborações de projetos, a cooperação entre ambos é intensa, mas muitas vezes há longos intervalos.  

Esse “tempo de inatividade” é exatamente o momento certo para investir em relacionamentos de longo prazo com os clientes. As ferramentas digitais de pós-venda que agregam valor e fornecem serviços úteis aos clientes são muito úteis nesse sentido.  

8. BIM 

A modelagem de informações da construção (BIM) já é extremamente importante para a indústria da construção.  

A grande vantagem desse método é que uma simulação digital do projeto é criada antes da colocação do primeiro tijolo. O BIM minimiza erros de planejamento, permite cálculos rápidos, quantifica custos extras e mostra alternativas. 

A falta de experiência em BIM pode, portanto, se tornar uma séria desvantagem competitiva em um futuro próximo.  

Como cada vez mais o planejamento é baseado no BIM, isso provavelmente levará a uma mudança nas estruturas de tomada de decisão no canteiro de obras. Até agora, as empresas de construção adquirem materiais de construção de fabricantes de sua escolha, de acordo com as especificações elaboradas por planejadores e arquitetos. Em breve, porém, os planejadores e arquitetos também decidirão questões de qualidade e escolherão fabricantes.  

O resultado será uma precisão inédita de custeio. O BIM também poderá mudar a atividade de construção do canteiro de obras para a indústria.  

Os fornecedores de construção procurarão aumentar seu perfil nos bancos de dados BIM, fornecendo ofertas de ponta a ponta e soluções de sistema. É provável que o BIM conduza as atividades de vendas diretas dos fornecedores de construção para o canteiro de obras. 

O desafio para os comerciantes de materiais de construção será aproveitar as oportunidades oferecidas pelo BIM e limitar o crescimento das vendas diretas. 

A documentação digital exigida pelo BIM também fará com que o volume de dados do produto prolifere. As empresas de construção precisarão ser capazes de lidar com a enxurrada de dados resultantes do BIM, analisar esses dados e garantir sua lucratividade. 

IGNORAR A DIGITALIZAÇÃO É UM ERRO! 

As possibilidades abertas pelo Construção 4.0 oferecem aos players da indústria da construção, diversas maneiras de aumentar sua produtividade.  

Dependendo da maturidade, do tamanho e do modelo de negócios a ser gerenciado, a digitalização oferece potencial para todos os grupos corporativos da indústria de construção. 

As empresas enfrentam o desafio de decidir quais abordagens são mais adequadas para elas e como podem ser implementadas.  

Ignorar totalmente a digitalização não é uma opção. Desenvolvimentos recentes da construção mostram que não há como parar a digitalização. 

Assim, quanto mais cedo os players da construção se preocuparem com os desenvolvimentos tecnológicos e implementá-los o mais rapidamente possível, se tornarão mais competitivos, mais produtivos e mais eficazes.  

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