Muitas vezes, ao pesquisar fornecedores, em um primeiro momento, tudo dá certo. Porém, com o passar do tempo, quando o relacionamento com o fornecedor se estende, surgem enormes dores de cabeça, o que pode trazer diversos prejuízos para o bom relacionamento e para o desenvolvimento dos dois parceiros.
Para evitar dores de cabeça com fornecedores, o melhor caminho é analisar, detalhadamente, seu futuro parceiro. Um dos métodos mais utilizados para a avaliação de fornecedores de materiais para construção é o Método dos 10 C’s. Conheça esse método a seguir.
Método dos 10 C’s para avaliação de fornecedores
Em 1995, Ray Carter, diretor da DPSS Consultants, escreveu um artigo na “Purchasing and Supply Management” sobre os 7 C’s da avaliação de Fornecedores. Tempos depois, mais 3 C’s foram acrescentados (formando o método 10 C’s para Avaliação de Fornecedores de uma empresa). De acordo com Carter, ao usarmos os C’s como uma lista de verificação, é possível avaliar os potenciais fornecedores, tomando como base, diferentes perspectivas.
Nessa metodologia, muito dificilmente um fornecedor terá destaque em todos os itens e a avaliação permitirá verificar se os pontos fracos do fornecedor representam riscos para a empresa. Os 10 C’s para Avaliação de Fornecedores são:
Competency (Competência): avalia o quão competente é o fornecedor. Uma dica, aqui, é conversar com outros clientes da empresa fornecedora. Todavia, lembre-se de que o que funciona para um negócio pode não funcionar para outro. Baseie-se em outros clientes, mas o critério final deve ser decidido com base nas suas operações.
Capacity (Capacidade): com que rapidez o fornecedor consegue lidar com as necessidades de sua empresa? Ele é flexível e consegue adaptar-se às mudanças?
Commitment (Compromisso): este item deve ser avaliado especialmente para quem procura por relações de longo prazo.
Controle (Controle): consulte o quanto o fornecedor conhece sobre suas políticas, processos, procedimentos e cadeia de suprimentos.
Cash (Dinheiro): o fornecedor deve estar em boa saúde financeira. As empresas financeiramente mais sólidas estão em uma posição muito melhor para enfrentar os altos e baixos da economia. Que informação você consegue obter que demonstre a força financeira do fornecedor?
Cost (Custo): a maioria das empresas considera o custo como um fator chave na escolha de um fornecedor. No entanto, o custo está no meio da lista de 10 C’s por um motivo: outros fatores, como um compromisso com a qualidade e a saúde financeira, podem potencialmente afetar seu negócio muito mais do que o custo sozinho, especialmente se você procura por uma relação de longo prazo.
Consistency (Consistência): um padrão de entrega será acordado e sabemos que ninguém consegue ser perfeito o tempo todo. Todavia, é importante saber se o fornecedor aplica processos e procedimentos que garantem a consistência do seu trabalho.
Culture (Cultura): analise quais princípios sua empresa e o fornecedor compartilham (missão e valores). Uma boa relação de negócio significa que ambas as partes têm os mesmos valores. Uma incompatibilidade pode significar uma entrega fora dos padrões para sua empresa.
Clean (Limpeza): compromisso do fornecedor com a sustentabilidade e adesão às leis e práticas de meio ambiente. Além disso, qual é a reputação do fornecedor ao lidar com pessoas ou ao fazer negócios?
Communication (Comunicação): como vocês manterão contato? Quais os canais de comunicação disponíveis? Também é importante saber como o fornecedor irá lidar com as comunicações em momentos de crise ou emergência.
Utilizar o método 10 C’s para avaliar competência e viabilidade de fornecedores não significa ter que aplicar todos os C’s. O ideal é aplicar aquilo que for mais aderente ao seu negócio e às necessidades da sua empresa.
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