Você já parou para pensar quais são os impactos do uso da tecnologia na indústria de materiais para construção, atualmente? Será que sua empresa está preparada para acompanhar o que virá?
O que vai definir se sua empresa terá capacidade de acompanhar os principais movimentos do setor e de permanecer relevante no mercado, nos próximos anos, é o nível de conhecimento que você e sua equipe possuem sobre as novas tendências e o alinhamento dos seus processos às novas exigências.
Para ajudar você e sua equipe de colaboradores a se prepararem para os impactos do uso da tecnologia nas indústrias de materiais para construção, apresentamos, a seguir, algumas das principais tendências do setor. Acompanhe.
Avanços tecnológico e integração com a cadeia produtiva
Atualmente, o mercado da indústria da construção está diretamente relacionado com avanços tecnológicos e com a integração da cadeia produtiva.
Através do desenvolvimento tecnológico é possível perceber, por exemplo, a ampliação do uso de realidade virtual, da inteligência artificial, da tecnologia móvel, do monitoramento de informações da construção através do BIM – Building Information Modeling e o desenvolvimento de projetos comprometidos com a sustentabilidade.
Outra tendência é o processo de integração entre parceiros de negócios. A indústria da construção deve seguir os passos de países que estão avançados em relação à adoção de tecnologias e à transformação digital.
A indústria 4.0 já é uma realidade e está aí unindo o mundo físico, o digital e o biológico através de várias tecnologias e atuando de forma integrada. O fato é que ela não está igualmente distribuída em todos os territórios, ficando mais concentrada nas grandes metrópoles e centros econômicos do país. O movimento de descentralização vai ficar mais evidente a partir de agora e algumas regiões, por mais distantes dos principais centros populacionais, poderão sair na frente e se posicionar como ilhas de inovação.
O futuro da indústria da construção ainda deve passar pela digitalização dos processos, pela utilização de softwares de edificação que conseguem modelar todos os passos e prever o que pode dar errado na obra, pela adoção de sistemas de gerenciamento que otimizam as etapas da construção e muito mais.
Se sua empresa agir rápido, investir em conhecimento, informação e na formação das suas equipes, ela vai sair na frente dos concorrentes. A transformação digital deixou de ser uma tendência distante ou previsão futura para se tornar uma necessidade. A realidade, agora, é outra – muito mais digital, ágil e colaborativa. É crucial se preparar para esta nova etapa tecnológica do setor da construção.
Além disso, as empresas estão utilizando canais online e ferramentas digitais para monitorar o bem-estar de seus funcionários, realizar pedidos de materiais de construção, gerenciar recursos com mais precisão e fazer a gestão do fluxo de caixa.
Muitas construtoras e incorporadoras perceberam, na prática, a relevância das ferramentas digitais e puderam comprovar os ganhos de produtividade que a tecnologia oferece na gestão da indústria da construção.
Com isso, a utilização de sistemas como os de simulação 3D, de gerenciamento de fluxo de trabalho digital e rastreamento de progresso em tempo real, deve se tornar ainda mais forte nos próximos anos.
Nessa mesma linha, as indústrias da construção devem aumentar o investimento em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias e ferramentas para acelerar e automatizar processos de construção. É fundamental que sua empresa acelere a adoção de tecnologias digitais o quanto antes.
Diversas empresas (integradoras), como a Business Integrator, oferecem soluções digitais para facilitar o processo de aquisição de materiais, equipamentos e também oferecem plataformas para a compra e venda de mercadorias e serviços através da integração da sua empresa com toda a cadeia produtiva. Isso melhora a produtividade e a lucratividade das empresas envolvidas.
Para conhecer em detalhes o que a Business Integrator pode oferecer para sua empresa, acesse nosso site, ou navegue em nosso blog, onde você vai encontrar vários posts sobre a relação da indústria de materiais para construção com a tecnologia.