Quando promover colaboradores em sua empresa?

Gestão Empresarial, Outros

Assim como a contratação e a retenção de talentos são desafio para os gestores das empresas de materiais para construção, a promoção de colaboradores também deve ser uma preocupação constante.

Em mais esse artigo da série gestão de pessoas, trataremos especificamente do tema promoção.

Afinal, quais critérios devem ser levados em consideração na hora de promover um colaborador? Veja a seguir. 

Critérios para a promoção de colaboradores

1.Adequabilidade ao cargo 

Só porque um colaborador desempenha bem as tarefas de seu cargo atual e tem domínio das técnicas para sua atuação, não quer dizer que está pronto para ser promovido.  

É preciso avaliar, antes de promovê-lo, sua adequabilidade ao novo cargo. Será que ele está apto para a nova função? 

2.Reconhecimento das responsabilidades 

Nem sempre o candidato à promoção está ciente das responsabilidades que enfrentará e algumas vezes ele só está interessado no aumento de salário.  

Um novo cargo exige qualificações diferentes e habilidade de liderança que, às vezes, o colaborador não possui. 

Para uma mudança de função, o profissional deve ter consciência das responsabilidades que assumirá, quais serão as mudanças em sua rotina de trabalho e como deverá se comportar diante da equipe, após sua promoção.

3-Imagem perante os colegas 

Saber a imagem que a equipe tem do candidato a ser promovido também é fundamental. É importante obter essa resposta baseada no relacionamento que ele tem com a equipe, se costuma colaborar, ser comunicativo e auxiliar no clima organizacional.

Ele deve ser uma pessoa confiável, que sabe delegar e não tenta resolver tudo sozinho. De um modo geral, deve ser uma pessoa que todos procuram quando precisam resolver problemas. 

4-Foco em soluções 

O colaborador a ser promovido deve pensar em soluções, identificar problemas e dificuldades nos processos da empresa e as discutir com a alta gerência. Deverá estar sempre focado em soluções.

5- Criatividade 

Candidatos a promoção devem ter criatividade pois precisam desenvolver ideias, criar estratégias e estabelecer planos operacionais.  

Ainda precisam executar planos, adaptá-los às necessidades da empresa, revisá-los e refiná-los. Colaboradores criativos fazem coisas incríveis e por isso são fortes candidatos à promoção. 

6- Como lida com regras 

Avalie como o candidato à promoção adere à política da empresa. Promover um funcionário que desrespeita regras estabelecidas, desvaloriza a cultura organizacional.

7- Reação à novidade 

Verifique a capacidade do funcionário para superar desafios e assumir tarefas. Determine se o empregado assume novas funções e responsabilidades com motivação voltada para o sucesso ou com falta de interesse. 

Saiba mais sobre o papel do gestor nos processos de gestão de pessoas em nossa série de artigos sobre o tema e não se esqueça de deixar seu comentário e compartilhá-lo nas redes sociais.

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