A retenção de talentos é um fator fundamental para o sucesso de qualquer negócio.
As empresas de materiais para construção, que investem em seus colaboradores, criam equipes de alta performance, reduzem o turnover e são mais competitivas que seus concorrentes.
Em mais esse artigo da série sobre gestão de pessoas, apresentamos outro tema importante para o gestor: a retenção de talentos.
Nesse sentido, o grande desafio é mostrar a importância dos colaboradores para a empresa. Não só através de discursos motivacionais, mas também com ações.
Veja na prática, como fazer isso.
Dicas para retenção de talentos em sua empresa
São dois os principais fatores que as empresas precisam se preocupar para reter e motivar seus colaboradores:
- engajamento
- suporte para o sucesso dos funcionários
Para alcançar essas metas, existem algumas dicas que podem ser seguidas. Acompanhe abaixo:
1. Valorização de funcionários
Muitos funcionários deixam seu emprego por frustrarem seus planos e expectativas de melhoria de vida.
Acompanhar de perto o desenvolvimento e as necessidades dos colaboradores é muito importante.
2. Mudança de propósitos
Oferecer aos funcionários oportunidades de carreira, estímulos a novos projetos, promoções e um pacote de remuneração são incentivos que contam muito na retenção de talentos.
3. Qualidade do ambiente profissional
Um ambiente produtivo e estimulante estimula os colaboradores a inovarem e serem mais produtivos.
4. Planos de educação corporativa
Integrar os negócios com um plano estratégico de educação para funcionários pode garantir os talentos na empresa.
5. Ofereça oportunidades
Ofereça um ambiente onde os profissionais possam melhorar suas qualificações. Quando estimuladas, as pessoas podem produzir mais e aumentar seus rendimentos.
6. Firme parcerias
Faça parceria com universidades e incentive seus funcionários a estudar.
7. Favoreça a troca de experiência
Faça com que seus profissionais aprendam uns com os outros. A troca de experiências pode ser muito produtiva tanto para os funcionários quanto para a empresa e ainda ajuda na divisão do trabalho.
8. Descubra novos potenciais
Conseguir identificar os potenciais de seus colaboradores é a chave para o sucesso. Estabeleça com esses profissionais uma relação responsável, transmitindo valores e não apenas técnicas.
9. Ofereça horários flexíveis
Oferecer alternativas flexíveis de horário de entrada e saída e optar por um dia de trabalho de home office é uma alternativa que muitas empresas estão encontrando para reter talentos.
10. Aposte na equipe
Invista nos profissionais que já fazem parte de sua equipe. Promover a carreira destes colaboradores ao invés de abrir novas vagas é uma forma de valorizar o trabalho do seu time.
11. Incentive o espírito “intraempreendedor”
Estimular o “intraempreendedorismo” é dar poder aos colaboradores para desenvolver soluções criativas e encontrar novas formas de ajudar a equipe. É incentivar os colaboradores a agir, pensar e a se comportar como empreendedores dentro de uma grande empresa.
12. Comunicação transparente
Incentive uma comunicação transparente e constante, numa via de mão dupla com os seus colaboradores. A empresa precisa mostrar qual direção quer seguir e o papel que seus funcionários devem desempenhar na conquista de suas metas.
13. Cultura de feedback
O colaborador deve sempre receber feedback para saber como está evoluindo dentro de seu plano de carreira na empresa. É necessário que ele saiba em quais pontos deve melhorar para atingir seus objetivos.
A retenção de talentos deve fazer parte da estratégia de qualquer empresa e o papel do gestor na implantação dessa cultura é fundamental.
Em outros artigos da nossa série sobre Gestão de Pessoas, tratamos de outros assuntos relacionados ao tema como contratação e promoção. Não deixe de acompanhar.
Agora deixe seu comentário sobre esse tema e não se esqueça de compartilhar o artigo em suas redes sociais.