O mercado de materiais para construção é bastante competitivo. Por isso, fidelizar clientes deve ser uma preocupação constante de Lojistas, Distribuidores, Atacadistas, Fabricantes e Representantes Comerciais.
Iniciativas de fidelização são fundamentais, pois auxiliam empresas a obter lucros mais rapidamente, geralmente a curto ou médio prazo.
Segundo Steve Denning, especialista em liderança e colunista da revista Forbes com mais de 600 artigos em Economia Criativa e mais de 6 milhões de visitantes, empresas que mantêm o foco na fidelização de clientes, criam um exército de porta-vozes para sua marca.
Esses porta-vozes, devido ao seu grande potencial de engajamento, funcionam como um núcleo de atração para novos compradores e disseminam a boa imagem da empresa.
Estima-se que manter um cliente fiel pode ser até cinco vezes mais barato que conquistar um novo. Além disso, clientes fiéis, muitas vezes chegam a responder por até 65% de todas as vendas de uma empresa.
Portanto, fidelizar clientes deve ser uma prática estratégica constante para qualquer empresa que quer estar à frente de seus concorrentes, independente de seu mercado de atuação.
Mas, você tem ideia de como fidelizar clientes?
Nos próximos tópicos apresentamos algumas dicas de como fidelizar clientes para aumentar a lucratividade de sua empresa.
Dicas de como fidelizar clientes
1) Atenda o cliente como ele gostaria de ser atendido
Comece encarando o atendimento como um diferencial. Ter e manter um bom atendimento é o primeiro passo para encantar clientes.
2) Direcione o foco para o cliente certo
Somente direcionando as ações estratégicas da empresa para as pessoas certas será possível garantir um atendimento de qualidade para fidelizar.
3) Fidelizar clientes ao colocá-los em primeiro lugar
Trace uma estratégia de atração para o cliente que já conhece seus produtos e serviços e que de preferência já comprou de você.
4) Dê tratamento VIP
Invista em ações de relacionamento como newsletters exclusivas, coupons de desconto e vantagens de um clube de fidelidade.
5) Monitore sempre
Toda ação voltada para a fidelização de clientes deve ser monitorada.
O monitoramento permite a otimização constante de sua estratégia e, a partir dos resultados, você pode reunir mais informações relevantes sobre seu público-alvo, suas preferências de abordagem e necessidades.
6) Invista em tecnologia para atendimento ao cliente
Invista em ferramentas que podem melhorar o atendimento ao cliente, como CRMs.
7) Ofereça soluções ágeis
Busque objetividade para resolver problemas. Trazer soluções rápidas e de alto valor agregado transforma uma simples venda em uma consultoria e conquista a confiança do seu público.
8) Motive sua equipe de vendas
Nada melhor para fidelizar clientes do que um time de atendimento motivado com o trabalho. Isso se reflete em produtividade e traz um clima organizacional que contagia os contatos diários com o público.
9) Use diversos canais de comunicação com o cliente
Com o advento da tecnologia, frequentemente surgem novos canais de comunicação com o cliente. Não deixe de acompanhá-los e aplicá-los em sua empresa.
10) Crie uma rede de benefícios para fidelizar clientes
Programas de fidelidade são uma excelente opção para se manter uma base de clientes fiéis.
Criar uma rede de benefícios com lojas e estabelecimentos parceiros contribui para que o público mantenha a preferência pelos seus produtos e serviços.
11) Utilize a gamificação no atendimento
A gamificação consiste em estabelecer um maior engajamento entre a empresa e os seus consumidores por meio de jogos e outros métodos criativos. Invista nisso.
12) Ofereça diferentes formas de pagamento
Com a evolução da tecnologia é possível expandir as formas de pagamento para poder atingir diferentes públicos e fidelizar cada um deles.
Com essas dicas esperamos ter ajudado você a melhor a fidelizar clientes em seu negócio.
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