A contratação de fornecedores afeta diretamente a gestão de custos e despesas de qualquer empresa. O desembolso de recursos com fornecedores pode ser classificado como custo (se a empresa fornece matéria-prima) ou despesa (se fornece material de escritório, por exemplo) e afeta diretamente a margem de contribuição empresarial (ganho bruto). Tudo depende de como é feita a contratação do fornecedor.
A margem de contribuição representa quanto o lucro da venda de produtos contribui para a empresa cobrir todos os seus custos e despesas fixas e ainda gerar lucros. Com base nessas informações é possível calcular a quantidade mínima de produtos que precisa ser vendida, para que a empresa tenha solvência e não vá a falência.
Cálculo da margem de contribuição
O cálculo para encontrar a margem de contribuição da sua empresa é muito simples. Basta fazer a seguinte conta:
Margem de Contribuição (MC) = Valor das Vendas (VV) – (Custos Variáveis (CV) + Despesas Variáveis (DV))
MC = VV – (CV + DV)
A margem de contribuição garante a cobertura dos custos fixos e a geração de lucros após a empresa atingir seu ponto de equilíbrio ou break even point. Se ela não é conhecida, a empresa pode estar vendendo bastante e, mesmo assim, tendo prejuízo.
A correta administração da margem de contribuição é fundamental para o planejamento orçamentário de qualquer empresa, além de ser essencial para apoiar gestores nas tomadas de decisões. E, para saber a margem de contribuição é preciso saber quanto está sendo gasto com fornecedores.
Com base nesses dados é possível entender qual é a contribuição do seu serviço ou produto para pagar os custos fixos da sua empresa e qual é a proporção do seu lucro em relação às receitas brutas. E isso também permite, inclusive, analisar e avaliar a influência dos fornecedores nos resultados financeiros de cada área da empresa e do negócio como um todo.
Portanto, uma contratação de fornecedor só deve ser feita após controllers analisarem os indicadores de resultados e o orçamento empresarial, para verificar sua viabilidade.
Através de Relatórios Gerenciais Estruturados, os usuários da Plataforma Business Integrator conseguem administrar, da melhor forma possível, a quantidade de recursos utilizada para pagar fornecedores e se essa contratação está dentro de seu orçamento empresarial, garantido sua margem de contribuição e mantendo a lucratividade da empresa.
Conheça a Plataforma Business Integrator em https://businessintegrator.com.br/