A utilização de revestimentos em pisos e paredes é muito importante para promover acabamentos estéticos e funcionais em qualquer ambiente.
Para cada espaço existe um tipo de revestimento, que pode ser utilizado para a valorização do ambiente.
Como o tema é importante e muito amplo, a partir deste post estaremos publicando uma série de artigos sobre revestimentos. Não deixe de acompanhar.
Nesse primeiro artigo trataremos especificamente sobre a importância da utilização de tecnologias para revestimento, na valorização de ambientes.
Tecnologias para revestimentos
Devido às novas formas de fabricação, hoje é possível desenvolver produtos que garantem exclusividade e personalidade às peças de revestimento.
Veja abaixo alguns exemplos destas utilizações.
Impressão digital
A impressão digital é um recurso que vem inovando o mercado de cerâmicas nos últimos anos.
Por meio de um sistema de impressão com qualidade fotográfica é possível reproduzir, nas peças cerâmicas, imagens decorativas, padrões geométricos e simular materiais naturais com grande realismo.
Com a impressão Full HD é possível criar relevos e aplicar efeitos 3D em superfícies planas, atribuindo profundidade e textura às peças e reforçando as semelhanças dos materiais no aspecto visual e na sensação do toque.
Entre as vantagens desse tipo de impressão também está o fato de ser uma tecnologia sustentável, já que economiza recursos e causa menos impacto ao ambiente.
Super relevos: revestimentos 3D
Os revestimentos com super relevo vem ganhando cada vez mais adeptos entre arquitetos e designers de interiores.
São produtos que apresentam relevos e texturas 3D, encontrados em diferentes matérias primas, formatos, cores e dimensões.
Apresentam inúmeras possibilidades de uso, desde aplicações pontuais até grandes painéis.
Revestimento retificado: junta seca
O sistema junta seca foi desenvolvido para diminuir a percepção das emendas entre as peças, gerando o efeito de um plano único.
Junta seca é uma técnica que dispensa o uso do rejunte no assentamento do revestimento. As peças são instaladas “encostadas” umas nas outras (utiliza-se apenas argamassa colante).
A junta seca só pode ser utilizada em peças retificadas, ou seja, que tenham corte reto e padronizado de fábrica, para que possam ser assentadas o mais próximo possível, sem gerar vãos.
Variação de tom e tamanho
Muitos fabricantes desenvolveram tecnologias especiais que garantem a padronização total das peças, como o sistema monotom e monocálibre.
O sistema monotom garante que produtos decorados com impressão digital Full HD não apresentem variação de tonalidade, independente do lote de fabricação.
O sistema monocálibre proporciona maior precisão de corte, assegurando que os produtos retificados não apresentem diferenças de dimensões de uma produção para outra, independente do lote de fabricação.
Grês polido
O grês polido é um tipo de porcelanato com excelentes propriedades físico-mecânicas. O revestimento apresenta baixa absorção e alta resistência mecânica, o que permite sua utilização em diversos ambientes.
O polimento do produto, que lhe atribui uma aparência vitrificada, confere-lhe resistência e baixa manchabilidade.
Outra vantagem são suas características estéticas, pois o processo de produção do material permite a reprodução fiel de pedras raras.
Além disso, deve-se destacar a estabilidade de cor apresentada pelo produto, não havendo alteração após o uso.
Outro avanço na tecnologia dos revestimentos são os porcelanatos em grande formato, também chamados porcelanatos large ou maxiformatos.
As placas podem chegar até 3m e representam uma boa estratégia para diminuir o número de emendas entre as peças e dar sensação de amplitude ao espaço.
Os porcelanatos large também são uma excelente opção para quem procura integrar ambientes, pois dão a sensação de unidade ao espaço.
Quando utilizados nas paredes, as peças podem chegar a ter a altura dos pés-direitos dos ambientes.
A instalação deve ser realizada por profissionais especializados e os cuidados de manutenção são os mesmos recomendados aos formatos menores.
Saber utilizar revestimentos corretamente é fundamental para a valorização de ambientes.
No artigo “Utilizando revestimentos na valorização de ambientes” apresentamos exemplos de revestimentos que podem ser utilizados em diversos ambientes. Não deixe de lê-lo.
Agora que você já conhece algumas tecnologias de revestimento, deixe seu comentário e compartilhe esse post em suas redes sociais. Até o próximo artigo.