Um dos grandes gargalos encontrados na gestão operacional dos home centers, sem dúvida nenhuma, é a ineficiência de seus sistemas de recebimento de mercadorias.
Diante dessa constatação, é importante fazer uma rápida reflexão sobre o tema, para entender quais são os impactos desta ineficiência no mercado de materiais para construção e como isso afeta, diretamente, a lucratividade dos home centers.
Veja, a seguir, alguns problemas que podem ser encontrados quando acompanhamos, na prática, o funcionamento de um Centros de Distribuição (CD) ineficiente de um home center.
Problemas de Centros de Distribuição (CDs) ineficientes
- Frequentes filas de caminhões aguardando para descarregar mercadorias que duram vários dias, gerando problemas para o trânsito local e pondo em risco as vidas dos caminhoneiros, que ficam sujeitos a roubos e assaltos;
- Diversos funcionários são obrigados a fazer hora extra em dias de maior movimentação, simplesmente para receber entregas não previstas;
- Ociosidade de pessoal em função da queda da demanda por entregas, onerando cada vez mais o orçamento dos home centers;
- Transportadoras são obrigadas a cobrar taxas extras ou pernoites, devido a atrasos ou falta de capacidade no recebimento de mercadorias;
- As mercadorias são recebidas com divergências entre notas fiscais e pedidos de compra, e os problemas tem que ser resolvidos “na hora” pelo time de recebimento;
- Funcionários do setor de recebimento de mercadorias gastam mais tempo resolvendo problemas nas entregas do que trabalhando na conferência e gestão dos recebimentos;
- Controle inadequado de cargas recebidas e do tempo de entrada e saída de caminhões, pois é feito de forma manual através de planilhas;
- Desperdício de horas de trabalho de funcionários, que são obrigados a fazer conferências e validações de notas fiscais e conhecimentos de transporte;
- Falta de previsibilidade da área de supply chain de entrega e de chegada de mercadorias;
Situações como essas interferem fortemente no custo logístico das operações e comprometem a eficiência dos negócios do varejo.
Como resolver os problemas de ineficiência dos CDs?
Para resolver os principais problemas de ineficiência dos CDs, o tratamento prévio e a organização das informações é algo fundamental, pois possibilita uma grande mudança nessa realidade e nos resultados operacionais do home center.
O destaque aqui é a proatividade de tratar os problemas antes que eles apareçam. A prevenção, nesses casos, resolveria a maioria dos problemas enfrentados.
Uma solução eficiente para esses problemas é a utilização de uma plataforma que garante, que todos os participantes da cadeia, realizem as pré-validações de suas entregas, de acordo com critérios estabelecidos pelo varejo.
Se as notas fiscais forem pré-validadas por uma ferramenta automatizada contra os pedidos de compra, grande parte das ocorrências do recebimento de materiais deixariam de existir.
Qualquer divergência de preços, produtos, quantidades, unidades de medidas e impostos seria previamente identificada, antes mesmo do caminhão deixar as dependências das empresas dos fornecedores (antes mesmo de carregar o caminhão).
Uma vez solucionadas as divergências, a entrega é autorizada e o agendamento da entrega é realizado de acordo com a programação, capacidade e disponibilidade da agenda do CD ou do local de recebimento.
Problemas como filas de caminhões, horas extras e/ou ociosidade seriam resolvidas através de uma melhor distribuição de entregas, que respeita as capacidades das docas, de utilização de mão de obras e demais recursos necessários, dos locais de entrega.
Tudo isso é feito de forma automática, disponível 24 horas por dia e sem necessidade de intervenção humana.
Para realizar a integração da sua empresa ao Portal Business Integrator, preencha o formulário na página Agendamento de Entregas.
Solução Business Integrator para home center
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