Na rede de suprimentos do segmento de materiais para construção, o profissional de compras é um dos elos mais importantes de toda a cadeia. O comprador, de maneira resumida, tem o objetivo de manter a empresa e toda a cadeia de suprimentos, em funcionamento.
Para isso, esse profissional busca por fornecedores que possam entregar produtos e/ou serviços com a qualidade necessária e no menor custo possível.
Mas, quando o assunto é análise e avaliação de fornecedores, existe um outro profissional: o Procurement.
Esse profissional é visto com mais frequência em empresas maiores, nas quais a estrutura organizacional é mais especializada. É ele que administra toda a cadeia de fornecimento e define como deve ser o relacionamento com fornecedores, desde da análise inicial dos fornecedores (qualificação), até o pós-compra.
Diferenças entre Procurement e Compras
O dia-a-dia de um Procurement é preenchido com tarefas como: análise dos tipos de fornecedores, contratos, expedição, avaliação de fornecedores, compras, transporte e feedback dos requisitantes. Em resumo, ele é responsável por toda gestão de fornecedores na cadeia de suprimentos. Sendo assim, Compras faz parte do processo de Procurement. Para você entender melhor:
- Compras + Estratégia = Procurement
- Procurement – Estratégia = Compras
Para trabalhar com compras + estratégia o Procurement faz uso dos mais variados indicadores e ferramentas como: curva ABC de compras, sistema de avaliação de performance para suas compras e para os fornecedores, planejamento de aquisições, pesquisa de mercado, suporte jurídico para contratos, entre outros.
Por ter uma visão estratégica do processo de aquisição de fornecedores, o Procurement separa e avalia diferente tipos de fornecimento:
- Compra direta: insumos e matéria-prima para produção da atividade principal da empresa.
- Compra indireta: insumos e matéria-prima de suporte, tais como materiais de escritório, serviços de viagens, computadores, limpeza, entre outros.
Na Gestão de Compras e Fornecedores, o Procurement busca, inclusive, realizar negociações complexas de contratos, procurando sempre desenvolver uma relação ganha-ganha e construir um relacionamento sólido.
Outra importância do Procurement é manter uma comunicação aberta, fazendo com que todos os tipos de fornecedores da empresa conheçam os processos e possam, desse modo, controlar melhor suas operações (especialmente qualidade e prazos).
A Plataforma Business Integrator, criada pelo grupo e-Makers, pioneiro no oferecimento de solução tecnológicas para o segmento de materiais para construção, disponibiliza as melhores ferramentas para a gestão de compras e de cadeia de suprimentos do setor. Para mais detalhes sobre os benefícios da Business Integrator para o departamento de compras da sua empresa acesse https://businessintegrator.com.br/