Estruturação tecnológica como diferencial no segmento de materiais para construção

Automação, Outros

A estruturação tecnológica de empresas, atualmente, pode ser considerada um dos principais diferenciais mercadológicos para o segmento de materiais para construção e, para a implantação efetiva dessa estruturação, muitas empresas estão tomando diversas iniciativas. 

Uma dessas iniciativas, por exemplo, é a estruturação de áreas internas de business intelligence (BI) e analytics. O objetivo dessa iniciativa é o de entender a correlação de dados e, dessa forma, permitir que empresários do setor tomem decisões mais assertivas.  

Outra iniciativa é a utilização de bancos de dados com informações em nuvem, que permite acesso rápido a informação de parceiros de negócios da cadeia produtiva, o que vem contribuindo para um aumento no surgimento de construtechs e proptechs. Segundo o Mapa das Construtechs e Proptechs 2020, feito pela Terracotta Ventures, a quantidade dessas startups, no ano passado, teve um aumento de 23% em relação a 2019. 

O uso de dados e o marketing digital também fazem parte dessa estruturação tecnológica das empresas de materiais para construção, além da impressão 3D aplicada à construção, o uso de drones e robôs, que permite inspeções mais autônomas, com mais qualidade e eficiência, braços mecânicos para a execução de tarefas repetitivas, Building Information Model (BIM) e a utilização mais frequente das redes sociais em ações de marketing.  

Transformação digital

Mesmo assim, segundo diversos especialistas, a transformação digital ainda engatinha no setor da construção civil brasileira. O estudo global “Transformação Digital: O Futuro da Construção Conectada”, divulgado pela Autodesk, mostra que o Brasil é o país com menor nível de maturidade e o mais atrasado quando se trata da adoção de big data, inteligência artificial e modelagem 3D. Ainda assim, o relatório aponta que há uma mudança em curso em direção a países que estão mais avançados no uso de novas tecnologias e que é só questão de tempo um novo reposicionamento competitivo do Brasil no mercado de materiais para construção. 

Nesse cenário, devido ao surgimento de novas estratégias de mercado, as empresas de materiais para construção brasileira vão exigir, de suas lideranças, uma visão mais analítica dos processos e capacidade para transitar entre o técnico e o business.  

O setor vai requerer executivos que consigam traduzir as demandas do negócio para suas equipes técnicas e, além disso, a necessidade crescente de atuar com uma estrutura interna mais enxuta e mais eficiente, vai demandar a contratação de profissionais com domínio do ferramental de gestão financeira e de processos e a briga por esse tipo de talento será multisetorial, fazendo com que o setor passe a disputar executivos com outros mercados em expansão, que também estão em momento de transformação. 

Em pesquisa realizada recentemente, 83% das empresas do mercado de materiais para construção estão prevendo crescimento da sua operação e novos investimentos em algum tipo de transformação digital, com novas tecnologias que impactem o processo de negócio. 

Business Integrator

A Business Integrator é uma empresa especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o segmento de materiais para construção e um de seus principais produtos é a plataforma Business Integrator, um sistema que integra todos os representantes da cadeia produtiva de materiais para construção e oferece uma série de ferramentas para empresários do setor aumentarem seus lucros e tornarem a operacionalidade de suas empresas muito mais rápida e eficiente. Conheça essa solução no site https://businessintegrator.com.br/, ou entre em contato pelo e-mail contato@businessintegrator.com ou pelo telefone 19 2121-0050.   

Pin It on Pinterest

Share This