A Indústria 4.0 e a automação dos processos logísticos

Automação, Home Center, Indústria

A chegada da indústria 4.0 transformou a maneira da indústria de materiais para construção trabalhar. As mudanças estão associadas à modernização dos serviços que atingem, em grande parte, o setor logístico, que precisa atuar em sincronia com as evoluções tecnológicas. Veja o que essas mudanças podem causar no processo logístico:

  • As informações entre as empresas da cadeia de suprimentos são obtidas e utilizadas de maneira simples, transparente e acessível;
  • Os sistemas logísticos se comunicam eletronicamente;
  • O acesso às soluções é inteligente.

Com essas mudanças, a coleta de dados está aprimorada. Antes a produção em massa era o principal objetivo da indústria, mas, agora, além da produção em série, é necessário que equipamentos e máquinas operem de forma independente e tenham a capacidade de coletar e analisar dados para potencializar o trabalho dos profissionais de logística, tornando esses profissionais mais assertivos e reduzindo possíveis falhas dos processos.

A logística segue sendo a base fundamental para o processo produtivo. É ela que racionaliza a dinâmica da cadeia de suprimentos, fazendo com que o produto certo seja entregue no momento certo, de acordo com a necessidade do consumidor final. Porém, as novas tecnologias permitem melhorar os locais de trabalho e possibilitam o uso correto do investimento logístico, gerando redução nos custos operacionais.

Benefícios da indústria 4.0 na logística

Um dos principais benefícios da indústria 4.0 na logística é a otimização na execução do processo produtivo, onde é observado a redução de custos e tempo, além de uma melhor utilização dos recursos internos da indústria.

Inovações aplicadas como: Big Data, automação, inteligência artificial e muitas outras, agilizam as operações logísticas e aumentam a segurança e a transparência na troca eletrônica de dados. São inovações que trazem novas maneiras de trabalhar, onde as tarefas repetitivas não têm mais espaço.

A indústria 4.0 traz, à tona, a logística automatizada. As tecnologias são responsáveis por oferecer mais transparência, segurança de dados e menos erros. Além disso, oferecem respostas em tempo real e online. Veja, a seguir, alguns benefícios da automação logística:

Monitoramento do processo logístico

Com o uso de sistemas como o TMS (ferramenta de controle no gerenciamento de transporte), é possível monitorar informações sobre frete, rastreamento de mercadorias, planejamento das rotas, entre outras tarefas relacionadas aos processos de logística. Este recurso, além de melhorar a qualidade do serviço, pode exterminar diversos erros na gestão da cadeia de suprimentos.

Redução de custos

A partir de um melhor aproveitamento de estoque, sistemas de gerenciamento e equipamentos eliminam esforços físicos e geram redução de custos operacionais.

Oportunidades em áreas estratégicas

A automação logística é capaz de gerar mais oportunidades aos funcionários da indústria em áreas mais estratégicas como: pesquisa, desenvolvimento de produtos e gestão de equipes.

Segurança para o colaborador

Novas tecnologias permitem a automação logística de armazéns e são capazes de garantir mais segurança para as pessoas, pois reduzem de forma significativa os riscos físicos associados às tarefas que expõem funcionários às lesões.

Monitoramento de desempenho

Os sistemas de avaliação de desempenho e competências possibilitam que a liderança de cada área identifique a queda de produtividade e as falhas em alguns processos gerenciais, administrativos e operacionais. E mais que isso, os supervisores e o RH contam com este tipo de tecnologia para o suporte na tomada de decisão para demissões e promoções de funcionários.

Integração dos processos

O uso de ferramentas que auxiliem na automação logística garante a integração dos processos, permitindo que o fluxo das atividades seja otimizado de modo mais rápido e eficiente. Além desses benefícios, a interligação dos processos contribui para que gestores tenham uma visão sistêmica dos processos para a tomada de decisões.

Controle de estoques

O uso de softwares de gestão de estoque, na cadeia de suprimentos, torna possível controlar com maior precisão as entradas e saídas de insumos, garante que a disponibilidade dos itens acompanhe a demanda para a comercialização e evita possíveis faltas e desperdícios.

Maior índice de produtividade

Recursos tecnológicos, como sistemas de gerenciamento nos processos e ferramentas de automatização logística, possibilitam o alcance de maiores índices de produtividade e qualidade.

Fidelização dos clientes

Indústrias que trabalham com mais eficiência nos processos poderão direcionar seus esforços no que é de fato mais importante para o negócio, ou seja, o cliente.

A automação dos processos logísticos nas indústrias de materiais para construção é vital para a sobrevivência mercadológica destas empresas. Sem a automação de processos as indústrias tornam-se menos competitivas e podem ter diversos prejuízos financeiros.

Conheça tudo que a plataforma Business Integrator pode oferecer para a automação de seus processos logísticos em nosso site e boas vendas.

Pin It on Pinterest

Share This