Como contratar um novo colaborador para sua empresa?

Gestão Empresarial, Outros

Em tempos de instabilidade econômica e política, decidir o melhor momento para a contratação de um novo funcionário é muito importante.

Qualquer decisão que impacte o negócio deve ser muito bem analisada e planejada antes de ser executada.

A contratação de novos colaboradores, principalmente no setor de materiais para construção, é um grande desafio para o gestor.

Foi pensando nisso que, a partir desse texto, resolvemos criar uma série de artigos sobre gestão de pessoas em empresas de materiais para construção, dando enfoque ao papel do gestor no processo. Não deixe de acompanhar.  

Começamos, com alguns questionamentos.  

De que forma o gestor deve participar do processo? Como saber quando se deve contratar um novo colaborador? Quais critérios são importantes para as novas contratações? 

Nesse artigo vamos abordar a importância dos gestores nos processos de contratação, dar dicas de como saber quando contratar novos colaboradores e apresentar alguns critérios importantes para a escolha correta de funcionários para sua empresa. Acompanhe. 

A importância do gestor nos processos de contratação 

Um processo de contratação só acontece quando o próprio gestor sente a necessidade de contratar um novo colaborador. Sem essa percepção inicial não adianta nem iniciar o processo. 

Apenas o gestor, que tem domínio de sua área de atuação, pode sentir a necessidade da contratação, mesmo que conte com o setor de Recursos Humanos trabalhando para ele. O sinal de “start” do processo, portanto, deve ser dado pelo gestor. 

Essa análise inicial é importante porque o gestor, na maioria das vezes, só toma decisões com base em indicadores do seu negócio.

Parte de estratégia de sucesso de uma empresa está relacionada com esses indicadores.

Sendo assim, o papel do gestor nos processos de contratação e fundamental desde o início. Mas como um gestor pode saber quando contratar um novo colaborador para sua empresa? Veja a seguir. 

Como saber quando contratar um novo colaborador? 

Em tempos de instabilidade econômica e política, saber decidir qual é o melhor momento para contratar é uma habilidade que o empreendedor deve aprimorar frequentemente.

Na prática, ao considerar a possibilidade de uma nova contratação, deve-se avaliar a necessidade real da contratação e ficar atento à sinais emitidos pela própria empresa. São eles:

  • sobrecarga de tarefas; 
  • viabilidade financeira; 
  • qualidade da entrega; 
  • qualidade de atendimento; 
  • limite operacional da mão de obra atual; 

Identificando claramente esses sinais, entre outros mais específicos, que variam de acordo com cada empresa, já é possível estabelecer critérios para a contratação de um novo colaborador. 

No próximo tópico apresentamos alguns dos critérios mais importantes para a contração correta de funcionários para sua empresa. 

Critérios para a contratação de novos funcionários 

A contratação de novos funcionários não deve seguir uma “receita de bolo” para ser eficiente e trazer resultados para a empresa. Isso depende de diversos fatores, inclusive das especificidades de cada empresa e de cada setor de atuação. 

Apesar disso, ter um guia para seguir, pode ser bastante interessante. Abaixo apresentamos algumas dicas de critérios a serem levados em consideração quando for contratar. 

Formação 

A formação acadêmica traz a bagagem de conhecimento teórico sobre determinado campo de atuação. Na hora de contratar, verifique se o candidato tem a base teórica para atender às demandas da empresa e do cargo a ser ocupado. A prática sempre pode ser aperfeiçoada, mas a base costuma vir pronta. 

Experiência 

Sempre é melhor buscar um profissional que já possua certa experiência no mercado e possa contribuir imediatamente para os objetivos da empresa. Verificar outras experiências profissionais do candidato e sua adequação à vaga pretendida, faz com que você segmente seu banco de currículos e selecione os profissionais mais aptos. 

Relacionamento Interpessoal 

Empresas são formadas por pessoas. Ter uma boa habilidade interpessoal impacta no trabalho individual e nos resultados de toda a equipe. Essa competência é de extrema importância para uma boa sinergia no ambiente de trabalho. 

Proatividade 

 Um funcionário que precisa ser instruído a todo tempo não produz o suficiente e ainda atrapalha o desempenho de outros colaboradores. O funcionário ideal deve ter perfil proativo e conhecer bem suas atribuições e responsabilidades. 

Empreendedor 

Ao buscar o colaborador ideal para a sua empresa, verifique se ele tem perfil empreendedor. Essa característica é importante pois, permite que o colaborador sempre esteja contribuindo com ideias novas para a equipe e agregando valor às atividades da empresa. 

Resiliência 

A pressão do ambiente corporativo pode ser bastante prejudicial para quem não possui equilíbrio emocional. O funcionário ideal deve se mostrar resiliente diante de situações adversas, conseguindo controlar emoções e lidar com problemas de uma maneira tranquila e profissional, superando quaisquer obstáculos que surja sem maiores danos. 

Flexibilidade 

O mercado está em constante mudança. Na hora da contratação, vale a pena verificar o grau de flexibilidade do candidato. Um candidato mais flexível se adapta mais rapidamente às necessidades da empresa e de seu mercado de atuação.  

Foco em resultados 

Toda empresa, no final das contas, visa a obtenção de resultados (lucros). Funcionários focados em resultados contribuem bastante para o sucesso da empresa. 

Como vimos, a contratação de funcionários é um processo muito importante para o sucesso das empresas e o papel do gestor, nesse processo, é fundamental. 

Um gestor bem preparado consegue criar uma equipe de colaboradores bem preparada para os desafios do mercado, mas também precisa saber lidar com a retenção de colaboradores e saber delegar poderes, quando for oferecer alguma promoção aos seus funcionários. 

Nos próximos artigos sobre gestão de pessoas trataremos especificamente sobre retenção de talentos e promoção.

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