Integrator Cloud

Computação em Nuvem

A computação em nuvem é o fornecimento de serviços de computação, incluindo servidores, armazenamento, bancos de dados, rede, software, suporte técnico, análise e inteligência diretamente pela Internet, “a nuvem”. Esse modelo de negócio oferece inovações mais rápidas, recursos flexíveis, aumento de produtividade e grande economia de escala ajudando a reduzir os custos operacionais, a executar sua infraestrutura com mais eficiência e escalonar a operação conforme as necessidades da sua empresa mudam. 

Benefícios da computação em nuvem 

Flexibilidade 

Os usuários podem dimensionar serviços para atender às suas necessidades, personalizar aplicativos e acessar serviços em nuvem de qualquer lugar com uma conexão à Internet.

Escalabilidade 

A infraestrutura de nuvem é dimensionada sob demanda para suportar cargas de trabalho flutuantes. 

Opções de Armazenamento

Os usuários podem escolher ofertas de armazenamento público, privado ou híbrido, dependendo das necessidades de segurança e de outras considerações. 

Seleção de Ferramenta

Os usuários podem selecionar em um menu de ferramentas e recursos pré-criados para criar uma solução que atenda às suas necessidades específicas. 

Economia no equipamento

A computação em nuvem usa recursos remotos, economizando para as organizações o custo de servidores e outros equipamentos. 

Velocidade de colocação no mercado

O desenvolvimento na nuvem permite que os usuários comercializem seus aplicativos rapidamente.

Colaboração

Acesso mundial significa que as equipes podem colaborar em locais amplos. 

Vantagem Competitiva

As organizações podem se mover com mais agilidade que os concorrentes, que devem dedicar recursos de TI ao gerenciamento da infraestrutura. 

Infraestrutura e cargas de trabalho

Muitas empresas posicionam os baixos custos iniciais e os atributos de pagamento conforme o uso com uma economia de custos muito significativa. Eles observam que sem a computação em nuvem, haveria um custo considerável na construção e na operação de data centers. Os números podem ficar astronômicos, dependendo de como você os calcula. 

Eficiência 

Os usuários corporativos podem colocar os aplicativos no mercado rapidamente, sem se preocupar com os custos ou a manutenção da infraestrutura subjacente. 

Valor Estratégico 

Os serviços em nuvem oferecem às empresas uma vantagem competitiva ao fornecer a tecnologia mais inovadora disponível. 

Opções de Controle 

As organizações podem determinar seu nível de controle com opções como serviço. Isso inclui software como serviço (SaaS), plataforma como serviço (PaaS) e infraestrutura como serviço (IaaS). 

Recursos de Segurança

Nuvem privada virtual, criptografia e chaves de API ajudam a manter os dados seguros. 

Acessibilidade

Aplicativos e dados baseados na nuvem são acessíveis a partir de praticamente qualquer dispositivo conectado à Internet. 

Segurança de dados

Falhas de hardware não resultam em perda de dados devido a backups em rede. 

Estrutura de Pagamento

Uma estrutura de pagamento de “utilidade” significa que os usuários pagam apenas pelos recursos que usam. 

Atualizações regulares

Os provedores de serviços atualizam regularmente as ofertas para fornecer aos usuários a tecnologia mais atualizada. 

Trabalho simplificado

Os provedores de serviços em nuvem (CSPs) gerenciam a infraestrutura subjacente, permitindo que as organizações se concentrem no desenvolvimento de aplicativos e em outras prioridades. 

SaaS (Software-as-a-Service) e plataformas de desenvolvimento em nuvem 

Um provedor SaaS pode discutir as economias de pagamentos pelo acesso a aplicativos e comprar software de prateleira. Os fornecedores de software adicionarão esses benefícios do “atributo de nuvem” às especificidades de seu software. 

Velocidade e produtividade 

Com a computação em nuvem, sua empresa consegue colocar um novo aplicativo em funcionamento em 30 horas, ao invés de seis a nove meses. Da mesma forma, a “produtividade da equipe” é muito maior com a computação em nuvem.  As estatísticas em tempo real e as análises ativas podem reduzir a carga administrativa. 

Exposição ao risco 

É mais arriscado comprar todo o hardware e software para criar 128 máquinas virtuais ou alugá-lo por hora? 

Se você não tem certeza de que seu aplicativo terá ampla adoção, você deve elaborar um plano de 12 meses, criar o ambiente, escrever e testar o código e liberá-lo? É melhor provar o valor usando serviços gratuitos ou quase gratuitos por algumas semanas? 

Quando o impacto negativo em tentar coisas novas é baixo, o que significa que o risco é baixo, você experimentará muitas outras coisas.

Quanto mais você tenta, mais sucessos terá. 

11 vantagens da computação em nuvem e como sua empresa pode se beneficiar 

Embora suas motivações variem, empresas de todos os tamanhos, setores e regiões geográficas estão se voltando para serviços em nuvem.  

A adoção da nuvem está crescendo mais rapidamente do que o previsto anteriormenteEsteja você procurando Software como Serviço (SaaS), Infra-estrutura como serviço (IaaS) ou Plataforma como serviço (PaaS), as previsões são as mesmas: rápido crescimento das cargas de trabalho colocadas na nuvem e uma porcentagem maior do total do orçamento de TI indo para computação em nuvem. 

Veja abaixo, onze vantagens da computação em nuvem para empresas: 

Disponibilidade sempre ativa

A maioria dos provedores de nuvem é extremamente confiável no fornecimento de seus serviços, com muitos mantendo 99,99% de tempo de atividade. A conexão está sempre ativa e, desde que os funcionários tenham uma conexão com a Internet, eles podem acessar os aplicativos de praticamente qualquer lugar. Alguns aplicativos até funcionam offline. 

Faça mais com menos

Com a computação em nuvem, as empresas podem reduzir o tamanho de seus próprios data centers – ou eliminar completamente o espaço ocupado por eles. A redução do número de servidores, do custo de software e do número de funcionários pode reduzir significativamente os custos de TI sem afetar os recursos de TI da organização.

Melhor mobilidade

Dados e aplicativos estão disponíveis para os funcionários, não importa onde eles estejam no mundo. Os trabalhadores podem levar seu trabalho para qualquer lugar via smartphones e tablets – percorrendo uma loja de varejo para verificar clientes, visitando clientes em suas casas ou escritórios, trabalhando no campo ou em uma fábrica, etc. 

Colaboração aprimorada

Os aplicativos em nuvem aprimoram a colaboração, permitindo que grupos dispersos de pessoas se encontrem com facilidade e compartilhem informações em tempo real e por meio de armazenamento compartilhado. Esse recurso pode reduzir o tempo de colocação no mercado e melhorar o desenvolvimento de produtos e o atendimento ao cliente. 

A computação em nuvem é mais econômica

Como as empresas não precisam comprar equipamentos, construir e operar um data center, elas não precisam gastar dinheiro significativo em hardware, instalações, serviços públicos e outros aspectos das operações. Com a computação tradicional, uma empresa pode gastar milhões antes de obter qualquer valor de seu investimento no data center.

Facilitar a atividade de M&A

A computação em nuvem acomoda mudanças mais rápidas, para que duas empresas possam se comunicar com mais rapidez, segurança e eficiência. A computação tradicional, com a necessidade de instalação de aplicativos locais e manutenção de servidores dedicados, exige grandes recursos financeiros e anos de migração de aplicativos para realizar operações EDI facilmente configuráveis num servidor remoto. 

Software atualizado

Com o SaaS, as versões mais recentes dos aplicativos necessárias para executar os negócios são disponibilizadas a todos os clientes assim que são lançadas. As atualizações imediatas colocam novos recursos e funcionalidades nas mãos dos trabalhadores para torná-los mais produtivos. Além disso, os aprimoramentos de software geralmente são lançados com bastante frequência. Isso contrasta com o software adquirido ou produzido pela empresa, que pode ter grandes lançamentos importantes apenas uma vez por ano ou mais e levar um tempo significativo para ser lançado. 

Custos flexíveis

Os custos da computação em nuvem são muito mais flexíveis que os métodos tradicionais. As empresas precisam apenas comissionar – e, portanto, pagar apenas – a capacidade do servidor e da infraestrutura como e quando necessário.  

Mais capacidade pode ser provisionada para horários de pico e, em seguida, desprovisionada quando não for mais necessária. A computação tradicional requer capacidade de compra suficiente para os horários de pico e permite que ela fique ociosa o resto do tempo. 

Rápida redução de despesas

Durante os períodos de recessão ou cortes de negócios, a computação em nuvem oferece uma estrutura de custos flexível, limitando a exposição a riscos e gastos desnecessários. 

 Capacidade Flexível

A instalação na nuvem é flexível e pode ser facilmente ativada ou desativada, dependendo da necessidade da empresa. Por exemplo, a capacidade de processamento de dados pode ser adicionada rapidamente para evitar o colapso dos servidores e a perda de vendas quando realizamos uma ação de marketing de sucesso. Quando as vendas terminam, a capacidade alocada pode ser facilmente reduzida para diminuir custos. 

Menor impacto ambiental

A computação na nuvem elimina a necessidade dos parceiros de negócios manterem A computação na nuvem elimina a necessidade dos parceiros de negócios manterem pesados centros de dados locais que consomem energia e demandam manutenções complexas. Com menos centros de dados e operações mais eficientes, o impacto no meio ambiente é muito menos. Empresas que usam recursos compartilhados aprimoram suas credenciais ‘ecológicas’. 

Porque não utilizar a computação na nuvem?

Apesar desses benefícios ainda existem barreiras que impedem a adoção da computação na nuvem. Segundo a Cloud Security Alliance , em 73% das empresas, a segurança dos dados é a principal preocupação em impedir projetos de nuvem. Isso é seguido pela preocupação com a aplicação de regras de negócio (38%), conhecimento e experiência dos gerentes de TI e de negócios (34%). A plataforma Business Integrator  foi projetada para eliminar esses riscos:

E

Todos os dados trafegados são criptografados e protegidos por modernas técnicas de segurança;

E

A plataforma é plenamente configurável de acordo com as necessidades e regras de negócio dos seus usuários;

E

As empresas que utilizam a tecnologia Business Integrator tem a disposição farto material de treinamento e uma equipe altamente especializada, formada por técnicos de TI e engenheiros de sistema, que presta suporte de segunda a sábado sem pausa para feriados.

Com a plataforma Business Integrator não existem motivos para a sua empresa não usufruir das vantagens da computação na nuvem. 

Pin It on Pinterest

Share This