Eliminando a ineficiência no recebimento de mercadorias do home center

jul 23, 2019Business Integrator, Fornecedores, Gestão Empresarial, Indústria, Lojas, Materiais para Construção, Tecnologia, VAN, Vendas

Eliminando a ineficiência no recebimento de mercadorias do home center

23 jul, 2019 | Business Integrator, Fornecedores, Gestão Empresarial, Indústria, Lojas, Materiais para Construção, Tecnologia, VAN, Vendas

Um dos grandes gargalos encontrados na gestão operacional dos home centers, sem dúvida nenhuma, é a ineficiência de seus sistemas de recebimento de mercadorias. 

Diante dessa constatação, é importante fazer uma rápida reflexão sobre o tema, para entender quais são os impactos desta ineficiência no mercado de materiais para construção e como isso afeta, diretamente, a lucratividade dos home centers. 

Veja, a seguir, alguns problemas que podem ser encontrados quando acompanhamos, na prática, o funcionamento de um Centros de Distribuição (CD) ineficiente de um home center. 

Problemas de Centros de Distribuição (CDs) ineficientes

  • Frequentes filas de caminhões aguardando para descarregar mercadorias que duram vários dias, gerando problemas para o trânsito local e pondo em risco as vidas dos caminhoneiros, que ficam sujeitos a roubos e assaltos; 
  •  Diversos funcionários são obrigados a fazer hora extra em dias de maior movimentação, simplesmente para receber entregas não previstas; 
  • Ociosidade de pessoal em função da queda da demanda por entregas, onerando cada vez mais o orçamento dos home centers; 
  •  Transportadoras são obrigadas a cobrar taxas extras ou pernoites, devido a atrasos ou falta de capacidade no recebimento de mercadorias; 
  •  As mercadorias são recebidas com divergências entre notas fiscaispedidos de compra, e os problemas tem que ser resolvidos “na hora” pelo time de recebimento; 
  •  Funcionários do setor de recebimento de mercadorias gastam mais tempo resolvendo problemas nas entregas do que trabalhando na conferência e gestão dos recebimentos; 
  • Controle inadequado de cargas recebidas e do tempo de entrada e saída de caminhões, pois é feito de forma manual através de planilhas; 
  • Desperdício de horas de trabalho de funcionários, que são obrigados a fazer conferências e validações de notas fiscais e conhecimentos de transporte; 
  •  Falta de previsibilidade da área de supply chain de entrega e de chegada de mercadorias; 

Situações como essas interferem fortemente no custo logístico das operações e comprometem a eficiência dos negócios do varejo. 

Como resolver os problemas de ineficiência dos CDs? 

Para resolver os principais problemas de ineficiência dos CDs, o tratamento prévio e a organização das informações é algo fundamental, pois possibilita uma grande mudança nessa realidade e nos resultados operacionais do home center. 

O destaque aqui é a proatividade de tratar os problemas antes que eles apareçam. A prevenção, nesses casos, resolveria a maioria dos problemas enfrentados. 

Uma solução eficiente para esses problemas é a utilização de uma plataforma que garante, que todos os participantes da cadeia, realizem as pré-validações de suas entregas, de acordo com critérios estabelecidos pelo varejo

Se as notas fiscais forem pré-validadas por uma ferramenta automatizada contra os pedidos de compra, grande parte das ocorrências do recebimento de materiais deixariam de existir.  

Qualquer divergência de preços, produtos, quantidades, unidades de medidas e impostos seria previamente identificada, antes mesmo do caminhão deixar as dependências das empresas dos fornecedores (antes mesmo de carregar o caminhão).  

Uma vez solucionadas as divergências, a entrega é autorizada e o agendamento da entrega é realizado de acordo com a programação, capacidade e disponibilidade da agenda do CD ou do local de recebimento.  

Problemas como filas de caminhões, horas extras e/ou ociosidade seriam resolvidas através de uma melhor distribuição de entregas, que respeita as capacidades das docas, de utilização de mão de obras e demais recursos necessários, dos locais de entrega. 

Tudo isso é feito de forma automática, disponível 24 horas por dia e sem necessidade de intervenção humana. 

Para realizar a integração da sua empresa ao Portal Business Integrator, preencha o formulário na página Agendamento de Entregas.

Solução Business Integrator para home center 

Se sua empresa deseja melhorar a eficiência operacional no recebimento de mercadorias e pretende se diferenciar de seus concorrentes, conheça a Business Integrator, a maior plataforma eletrônica do segmento de materiais de construção.  

Arquivos

Categorias


Pin It on Pinterest

Share This