Buscando a gestão eficiente no varejo de materiais para construção

Gestão Empresarial, Home Center

A busca da gestão eficiente das lojas de varejo do setor de materiais para construção tem sido um grande desafio para seus gestores.  

Segundo um levantamento feito pela startup Juntos Somos Mais (primeiro ecossistema do segmento de varejo da construção civil, que envolve empresas, lojas e profissionais da obra), a gestão familiar é adotada em 87% das lojas analisadas – dentre as quais, mais da metade (51%), não têm profissionais capacitados para atuar no varejo. 

Além disso, apesar de 93% das lojas possuírem computador e internet, apenas 33% contam com leitor de código de barras e 45% possuem software de gestão. 

Determinando a maturidade da gestão empresarial do varejo 

Para determinar o nível de maturidade da gestão das lojas de varejo de materiais para construção, a Juntos Somos Mais elaborou algumas questões e classificou as empresas em A, B/C e D/E.  

Segundo a análise feita, a maior parte das lojas pesquisadas está na classe D/E (57%), enquanto 31% estão na classe B/C e apenas 11% estão na classe A (maior índice de maturidade de gestão). 

O setor é formado, majoritariamente, por pequenos e médios comerciantes, dentre os quais 50% têm mais de 20 anos de experiência. 

Como melhorar a qualidade de gestão da sua empresa? 

O setor varejista de materiais para construção, excluindo os home centers, tem muito que desenvolver em termos de gestão. 

O primeiro passo é a conscientização dos gestores de capacitarem-se sobre formas modernas de gestão e também sobre sistemas de gestão (ERPs). 

O próximo passo é capacitar os colaboradores para atuarem com as novas formas de gestão e, em seguida, implantar tecnologias que melhoram a eficiência da gestão das lojas. 

Business Integrator como opção para melhorias na gestão do varejo 

A Business Integrator surge como a melhor opção tecnológica para otimizar as operações das lojas varejistas de materiais para construção. 

Com a Business Integrator, as lojas se conectam com home centers, fornecedores, representantes e transportadoras e tornam a gestão operacional das lojas, muito mais prática, rápida e eficiente. 

Conheça a Business Integrator.

Pin It on Pinterest

Share This