A importância da gestão de pessoas no ambiente industrial

Gestão Empresarial, Indústria

Atualmente, grande parte dos gestores industriais se preocupa, basicamente, com a gestão de produtos e de processos pois, aumentar a produtividade, reduzir custos e otimizar processos, são iniciativas fundamentais para a performance industrial.

Porém, de nada adianta ter altos índices de rendimento se os custos com administração de pessoal, turnover e acidentes de trabalho, acabam consumindo recursos gerados pelo setor produtivo. 

Investir na gestão de pessoas, fortalecendo o papel do recursos humanos dentro do ambiente fabril, deveria ser uma preocupação constante dos gestores industriais. Principalmente na área de materiais para construção. 

Você consegue imaginar como os recursos humanos podem contribuir para melhorar o desempenho da indústria de materiais para construção? Veja a seguir. 

Contribuições dos recursos humanos para o desenvolvimento industrial 

Uma contribuição importante da área de recursos humanos para o ambiente industrial é a melhoria nos processos comunicativos.  

Melhorando os processos comunicativos é possível evitar desentendimentos, fortalecer relações no ambiente de trabalho, reduzir custos com contratação e turnover e proporcionar maior satisfação profissional para os colaboradores.  

Veja como aprimorar a comunicação na indústria. 

Aprimorando a comunicação na indústria 

Realização de Eventos: podem ser feitos em diferentes ocasiões como: apresentação de novas metas, alcance de resultados, lançamento de novos produtos, entre outros. 

Favorecem a troca de ideias, permitem a integração dos novos colaboradores ao ambiente empresarial e possibilitam que membros de diferentes setores compreendam melhor as atividades desempenhadas por cada um. 

Criação de ferramentas de comunicação: criação de jornais internos, sites, programas de rádio ou televisão, newsletter para colaboradores, uso de sistemas de telefonia para facilitar a troca de informações, etc. 

Criação de espaços para colaboradores: criação de ambientes propícios para colaboradores compartilharem ideias e opiniões e manterem um canal de comunicação aberto com a empresa. 

Outra forma de contribuição de recursos humanos para a indústria é capacitação profissional. Veja como ela funciona. 

Capacitação profissional 

Uma boa equipe de colaboradores se faz somente com profissionais capacitados e motivados, que desenvolvem habilidades individuais e contribuem frequentemente com a empresa. 

Cabe ao gestor perceber quais são as necessidades de cada indivíduo, para que haja o desenvolvimento pessoal e, por consequência, o melhor desempenho da equipe

Colaboradores capacitados sabem minimizar falhas e impedir que os colegas de trabalho cometam erros nos processos. 

Ficam atualizados sobre novas tecnologias e sabem inovar, mesmo dentro de processos engessados e dominados pelas máquinas.  

Conseguem estabelecer padronizações de processos que permitem adequações constantes de qualquer funcionário à cultura organizacional da empresa e muitas outras coisas. 

Como podemos perceber, a contribuição da área de recursos humanos para a indústria de materiais para construção é muito importante e os gestores industriais deveriam se preocupar com a gestão de pessoas. 

Para se aprofundar um pouco mais sobre a importância do RH no ambiente industrial, você pode acompanhar nossa série de artigos sobre gestão de pessoas.  

Vale a pena, inclusive, conhecer alguns de nossos artigos sobre produtividade

E para tornar ainda mais interessante essa discussão, deixe seu comentário nesse artigo e compartilhe nossos textos em suas redes sociais. 

Nos vemos nos próximos artigos.

Pin It on Pinterest

Share This