Dicas de revestimentos para fachadas de pontos de vendas

mar 22, 2019Construção, Dicas, Fornecedores, Indústria, Lojas, Materiais para Construção, Revestimentos, Séries de Artigos

Dicas de revestimentos para fachadas de pontos de vendas

22 mar, 2019 | Construção, Dicas, Fornecedores, Indústria, Lojas, Materiais para Construção, Revestimentos, Séries de Artigos

Nesse artigo da nossa série sobre revestimentos, apresentamos algumas dicas de revestimentos que podem ser utilizados em fachadas de pontos de venda.  

A atração de clientes para os pontos de venda é um grande desafio em tempos de internet pois muitos produtos e serviços são comercializados online. 

Apesar disso, existem clientes que preferem visitar os pontos de venda para adquirir produtos e/ou serviços. Alguns, inclusive, apenas pesquisam preços virtualmente para depois irem direto às lojas fazerem suas compras. 

É nesse momento que o investimento em revestimentos para fachadas pode trazer grandes resultados para seu negócio. 

Se você nunca se deu conta de que um ponto de venda com uma bela fachada vende mais, você pode estar perdendo muito dinheiro. 

Sugestões de revestimentos para fachadas de pontos de venda 

Atualmente existem muitos tipos de revestimentos para paredes que podem mudar totalmente a visão dos ambientes onde são aplicados. Veja alguns: 

Revestimentos para fachadas

1) Aço Corten 

O Aço Corten apresenta uma aparência enferrujada que protege justamente contra a corrosão e ação do tempo. 

Possui uma camada de óxido que se forma e adere ao material, impedindo o contacto com agentes naturais corrosivos. 

Essa característica acaba tornando o aço corten até três vezes mais resistente do que o aço comum, fazendo dele uma excelente opção para fachadas, já que o material é durável e exige pouca manutenção.  

No entanto, prepare o bolso, pois o aço corten é um revestimento caro. 

2) Chapa Galvanizada 

Ainda dentro das opções de revestimentos para fachadas metálicos, existe a chapa galvanizada.   

É uma placa de aço revestida por zinco em ambos os lados com o intuito de proteger o metal contra a corrosão.  

A aparência prateada da chapa galvanizada a torna uma ótima opção para fachadas de estilo moderno e futurista. 

Os revestimentos em metal podem ser usados para dois tipos de função: estética ou isolante. 

O material mais utilizado para este tipo de revestimento é o zinco. É insensível às variações de temperatura e é conhecido pela sua resistência à corrosão.  

Não requer nenhuma manutenção específica, pois é composto de uma pátina natural que o protege contra os caprichos do clima. 

3) Betão 

Uma fachada em betão ou cimento queimado confere um estilo muito particular, mas que está conquistando cada vez apreciadores.  

É uma opção acessível e quase vitalícia. Sua manutenção é quase nula, exige apenas uma lavagem de vez em quando, para remover manchas que possam aparecer. 

4) Madeira 

A madeira é uma das opções mais versáteis para revestimento de fachadas.  

É, sem dúvida, uma das matérias primas mais populares em termos de estética e elegância.  

Há uma infinidade de espécies de madeira que nos oferece uma grande variedade de cores: carvalho, castanheiro, pinheiro, larício, abeto, etc.  

Se encaixa nos mais diferentes projetos arquitetônicos, desde os mais rústicos até os mais modernos, sem contar que ela confere ao ambiente um ar aconchegante e acolhedor. 

É bastante comum em casas pré-fabricadas, por exemplo, mas também pode ser aplicada em casas de construção tradicional e também pode ser combinada com vários tipos de revestimentos como: pintura, pedra, alumínio, entre outros. 

Contudo, para que a madeira da fachada se mantenha sempre bonita é necessário realizar uma manutenção frequente que inclui a aplicação de verniz e produtos que evitam a proliferação de insetos e mofo.  

Com os devidos cuidados, a fachada de madeira se mantém impecável por muitos anos. 

5) Pastilhas 

As pastilhas são a opção mais barata. Atualmente existem no mercado diferentes tipos de pastilha, que variam desde a cor até formatos e tamanhos. 

As pastilhas mais comuns para fachada são as de cerâmica ou porcelanato. Mas você ainda pode optar pelas pastilhas de vidro.  

Possuem durabilidade muito alta e podem ser utilizadas em locais úmidos e áreas externas como as fachadas. 

6) Pintura 

A pintura é a opção mais utilizada para o acabamento de fachadas. Ela pode ser simples, texturizada ou aplicada em tom sobre tom. 

A variedade de cores é outro grande atrativo da pintura, você pode escolher as cores que bem quiser. 

No entanto, a pintura requer manutenção frequente já que a tinta tende a descascar, manchar e perder a cor com o passar do tempo. 

A escolha da tinta certa também faz toda diferença para a pinturas de fachadas. 

Prefira tintas acrílicas à base de água e que ofereçam resistência contra os efeitos da chuva, sol e umidade. 

Outra característica que torna a pintura um dos revestimentos mais usados para fachada é o preço, geralmente mais em conta que grande parte de outros revestimentos. 

7) Porcelanato 

O porcelanato tem se tornado uma grande tendência para o revestimento de fachadas. Isso porque o material é super resistente, durável, impermeável e, ainda, confere um acabamento liso e uniforme.  

O porcelanato também se destaca pela grande variedade de cores, texturas e formatos. 

É uma placa cerâmica fabricada com alta tecnologia de prensagem em elevadas temperaturas. 

Por meio desse processo as peças ganham alta resistência e baixa porosidade, ou seja, pouca absorção e água. Tem vários tipos:  

Porcelanato polido 

Possuem superfície lisa e brilhante. São indicados para ambientes secos e de destaque da casa, como salas, corredores e quartos. 

Porcelanato acetinado 

Possuem acabamento de brilho mais discreto e acetinado. São mais resistentes e tornam o ambiente mais aconchegante, por isso são ideais para quartos e salas. 

Porcelanato esmaltado 

Porcelanato que recebe uma camada de esmalte, permitindo que possa ser estampado com diferentes desenhos. Pode ser utilizado em ambiente úmidos e secos. 

Porcelanato estruturado 

Esse tipo de porcelanato apresenta uma superfície levemente abrasiva. e é uma ótima opção para áreas úmidas, tais como banheiros, decks, áreas de piscinas e saunas. 

Porcelanato natural 

Esses porcelanatos não possuem acabamento, não são polidos e nem esmaltados. São mais resistentes e ásperos. Indicado para áreas externas de residências e para áreas comerciais. 

O porcelanato é um material resistente, impermeável e com acabamento uniforme e requintado.  

Proporciona uma aparência clean e elegante.  

O uso do porcelanato é ideal para fachadas ventiladas, onde há um afastamento entre a parede do edifício e o revestimento. 

O afastamento cria uma câmara de ar em movimento, permitindo uma ventilação natural e contínua da parede.  

Evita umidade em excesso e garante um maior conforto térmico. 

8) Tijolos 

Os tijolinhos aparentes estão com tudo nos projetos de arquitetura e design de interiores.  

Os tijolos aparentes podem ser usados em toda a extensão de um edifício ou para criar detalhes na fachada.  

O material ainda combina com outros elementos, como a madeira e pedra – para propostas mais rústicas – ou com concreto aparente, para projetos de estilo industrial moderno. 

Para uma alternativa mais em conta e para quem procura um estilo mais industrial e versátil, o tijolinho é uma opção a considerar. 

Por outro lado, este material requer poucos cuidados e é bastante duradouro. Neste sentido, oferece um excelente custo x benefício, já que os tijolos são comercializados com preços baixos. 

Quanto aos modelos que podem ser encontrados temos:  

Cores naturais: apresentam três cores distintas: vermelho, palha ou mesclado. 

Tijolos pintados: existem vários tipos 

9) Vidros como revestimentos para fachadas

As fachadas sempre têm janelas, mas há quem prefira revesti-las praticamente todas com vidro, proporcionando interiores luminosos e acolhedores.  

É uma opção ideal para quem procura uma casa moderna.  

As principais desvantagens são: interiores muito quentes no verão, manutenção e limpeza, pouca privacidade. 

10) Pedras 

As pedras deixam qualquer fachada mais bonita e existem diversos tipos de pedras com essa finalidade.  

A cor, o formato e o tamanho variam conforme o gosto de cada um. Também podem ser usadas em estado bruto ou polido, dependendo do visual que se pretende dar a fachada. 

A fachada de pedra traz sempre um certo charme. É um material sólido, que resiste perfeitamente a todas as condições climáticas. 

O tipo de pedra escolhido define o estilo do ambiente: rústico, campestre ou moderno.   

Fachadas total ou parcialmente cobertas por granito, por exemplo, proporcionam uma habitação elegante.  

Os pontos fortes do granito são grande resistência, durabilidade, baixa manutenção e beleza natural. 

Para saber mais sobre revestimento, leia os outros artigos da nossa série sobre o tema. Não se esqueça de deixar seu comentário e compartilhar nossos artigos em sua redes sociais. 

Arquivos

Categorias


Pin It on Pinterest

Share This